A traição é uma coisa terrível, porque destrói a confiança. Deus é fiel, ele nunca trai quem confia nele. Mas muitas vezes nós traímos Deus. A idolatria é traição contra Deus. A Bíblia compara a idolatria com o adultério, porque só devemos ter um Deus.
A pessoa traída se sente machucada e perde a confiança no traidor. Por isso, é muito importante ser fiel. A traição destrói bons relacionamentos. Deus castiga o traidor mas recompensa a fidelidade.
O que a Bíblia diz sobre traições?
A bíblia chama a traição no casamento de adultério. ... Ou seja, a pessoa que adúltera não é fiel e já está desobedecendo a um dos mandamentos de Deus. A bíblia também diz em Mateus 5: 27-28 que qualquer um que olhar para uma mulher e deseja-la, já cometeu adultério em seu coração.
Qual é o preço da traição?
Para o cônjuge - É a decepção de ter confiado a vida nas mãos de uma pessoa que jurou amar e respeitar.
Para um sócio - É ver seus sonhos e planos serem roubados por alguém que se dizia confiável.
Para um amigo - É saber que tudo que foi vivido e compartilhado foi usado contra se mesmo.
Encontramos na bíblia uma traição que faz parte da historia da humanidade até hoje. Em: Mateus 26:14-16 Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes, E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata, E desde então buscava oportunidade para o entregar.
O Preço da traição para Judas foram 30 moedas de prata.
Quem foi Judas Iscariotes?
Judas Iscariotes nasceu em Kerioth, na região da Judeia. Segundo o Novo Testamento, Judas foi o único dos apóstolos que não nasceu na Galileia. Filho de Simão foi um dos primeiros a juntar-se a Cristo. Por ser o mais instruído tornou-se o tesoureiro dos Apóstolos e foi designado para cuidar do dinheiro do grupo.
JESUS FOI TRAÍDO MAS NÃO DESPREZOU O TRAIDOR.
A Bíblia diz que no primeiro dia da festa dos pães ázimos, chegaram os discípulos junto de Jesus, dizendo: Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa?
E ele disse: Ide à cidade, a um certo homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a páscoa com os meus discípulos.
E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a páscoa.
E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze.
E, comendo eles, disse: Em verdade vos digo que um de vós me há de trair.
E eles, entristecendo-se muito, começaram cada um a dizer-lhe: Porventura sou eu, Senhor?
E ele, respondendo, disse: O que põe comigo a mão no prato, esse me há de trair.
UM ALERTA PARA QUEM PENSA EM TRAIR JESUS
Jesus sabia que seria entregue aos legalistas, para ser crucificado em remissão de nossos pecados. Jesus também sabia por quem seria traído de maneira alguma Jesus acusou seu traidor. Pôs esse não é o seu oficio! Jesus veio para salvar o pecador, não para condenar.
Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido.
E, respondendo Judas, o que o traía, disse: Porventura sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o disseste. Mateus 26:24-25.
JESUS ADVERTE SEUS DISCIPULOS SOBRE A TRAIÇÃO
Veja o que Jesus disse aos seus discípulos: Todos vós esta noite tropeçareis por minha causa; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão.
Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galiléia.
JESUS SEMPRE ESPERA QUE SEJAMOS HUMILDES E RECONHEÇAMOS NOSSAS FRAQUEZAS.
Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos tropecem em ti, eu nunca tropeçarei. Uma coisa é certa! Jesus sabe de nossas fraquezas, Pedro deveria saber que Jesus esperava que todos confessassem seus pecados e reconhecessem que Jesus estava dando a oportunidade deles pedirem misericórdia por suas falhas.
Por tal arrogância de Pedro, disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.
Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.
A arrogância de Pedro contamina todos os discípulos, menos Judas Iscariotes que já estava contaminado pela traição.
OS SINAIS DA TRAIÇÃO
O BEIJO DA TRAIÇÃO - Não queremos dizer que todos que te beija queira lhe trair, e sim que, a traição sempre vem de pessoas próximas a nós.
E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o.
A SUPREMACIA DO AMOR DE JESUS POR TODOS NÓS
Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam.
E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.
Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.
Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?
Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?
Então disse Jesus à multidão: Saístes, como para um salteador, com espadas e varapaus para me prender? Todos os dias me assentava junto de vós, ensinando no templo, e não me prendestes.
Mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram.
O PREÇO DA TRAIÇÃO
E, chegando a manhã, todos os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos do povo, formavam juntamente conselho contra Jesus, para o matarem;
E maniatando-o, o levaram e entregaram ao presidente Pôncio Pilatos.
Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos,
Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.
E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.
E os príncipes dos sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: Não é lícito colocá-las no cofre das ofertas, porque são preço de sangue.
E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo de um oleiro, para sepultura dos estrangeiros.
Por isso foi chamado aquele campo, até ao dia de hoje, Campo de Sangue.
Apesar de sabermos que Jesus sempre está pronto a nos perdoar, não podemos considerar trairmos Ele. Sempre haverá consequências para quem o trair ou negar. Em ambos os casos a consequência será a mesma. A SEPARAÇÃO ETERNA.
Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. Mateus 10:32,33
Nenhum comentário:
Postar um comentário