Hoje é um dia Especial para todos nós, não só apenas para as mães, mas para todos nós que somos filhos também, estando ou não com sua mãe ao seu lado.
Você já ouvi falar sobre o deserto da maternidade? Ele pode ser benéfico se souber enfrentá-lo. A Bíblia narra a historia de uma Mãe que enfrentou esse deserto. Vamos conhecer?
SUPERANDO OS DESAFIOS COM AJUDA DE DEUS
Hagar foi uma mulher que enfrentou muitas lutas, sofrimentos, solidão, fugas, medos e angústias, mas diante de tantos problemas ela superou a todos com a ajuda de Deus. Pois Deus sempre esteve presente na vida de Hagar.
DEUS NÃO FAZ DISTINÇÃO DE PESSOAS
Na Bíblia em Gênesis 16 podemos conhecer melhor Hagar. Ela era uma mulher egípcia e serva de Sara que era esposa de Abraão. Sara não tinha filhos, então persuadiu Abraão a deitar-se com Hagar (a escrava) para gerar um filho. Quando Hagar engravidou começou a desprezar Sara, então Sara por sua vez humilhava Hagar frequentemente, a ponto de Hagar fugir para o deserto. Foi na solidão do deserto que Hagar teve um encontro com o anjo de Deus.
O anjo do Senhor encontrou Hagar perto de uma fonte no deserto, no caminho de Sur, e perguntou-lhe: "Hagar, serva de Sarai, de onde você vem? Para onde vai?"
Respondeu ela: "Estou fugindo de Sarai, a minha senhora".
Disse-lhe então o anjo do Senhor: "Volte à sua senhora e sujeite-se a ela". (Gênesis 16:7-9)
NÃO FUJA DO PROBLEMA
A negação do problema não é a solução. Hagar teve que rever seus pensamentos e voltar atrás na sua decisão. Não é nada fácil ter que se humilhar novamente, mas em Tiago podemos conferir o que diz as escrituras: "Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará". (Tiago 4:10)
UMA MÃE SUBMISSA A DEUS ABRE AS PORTAS DAS BENÇÃOS PARA SEUS FILHOS
Hagar ouviu a voz do Senhor e voltou atrás e mediante essa decisão, ela recebeu uma promessa. Seu filho Ismael, filho de Abraão, quando nascesse seria um poderoso guerreiro e geraria uma nação forte e abençoada.
Disse mais o anjo: "Multiplicarei tanto os seus descendentes que ninguém os poderá contar".
Disse-lhe ainda o anjo do Senhor: " Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael, porque o Senhor a ouviu em seu sofrimento.
Ele será como jumento selvagem; sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele, e ele viverá em hostilidade contra todos os seus irmãos". (Gênesis 16:10-12)
Ismael seria a prova de Deus por ter livrado Hagar de suas angústias e medos. Mas Hagar ainda passaria por uma prova de fogo, quantas provas dessas Você já não enfrentamos?
Pois é, você já se deu conta que Deus lhe guiou e protegeu em todas elas?
OS FILHOS REPRODUZEM NOSSAS ATITUDES
A primeira fuga de Hagar para o deserto foi provocado por suas próprias atitudes, agora sua fuga foi pelas atitudes de seu filho.
Sara e Abraão tiveram um filho, Isaque, filho da promessa de Deus, foi onde começou toda a confusão, porque Ismael com aproximadamente 15 anos ficava perseguindo e zombando de Isaque a respeito de sua primogenitura e Sara não gostou nada e pediu para Abraão livrar-se de Hagar e Ismael.
" Na manhã seguinte, Abraão pegou alguns pães e uma vasilha de couro cheia de água, entregou-os a Hagar e, tendo-os colocado nos ombros dela, despediu-a com o menino. Ela se pôs a caminho e ficou vagando pelo deserto de Berseba". (Gênesis 21:14)
Hagar volta para o deserto, agora com o filho Ismael...
Eu não sei qual é o deserto que você está enfrentando, mas tenho certeza que se você está no deserto é porque Deus quer ensinar algo a você, quer mostrar alguma coisa a você, quer te dar visão, peça para Deus abrir os teus olhos, para que você não olhe apenas para os problemas da sua vida. O deserto é o lugar onde Deus nos encontra e nós nos entregamos a Ele e o encontramos em Espírito e em Verdade.
DEUS OUVE O CLAMOR DE UMA MÃE
O deserto é um lugar sem vida, lugar de solidão, desprezo e desespero pela sobrevivência. Imagine Hagar preocupada com o filho que já estava a se sucumbir pela fome e sede, que mãe quer ver seu filho desfalecer? Nenhuma, por isso Hagar entrou em desespero, ela chegou no limite e se afastou de Ismael para não ver o pior.
Quando acabou a água da vasilha, ela deixou o menino debaixo de um arbusto e foi sentar-se perto dali, à distância de um tiro de flecha, porque pensou: " Não posso ver o menino morrer". Sentada ali perto começou a chorar.
DEUS RESPONDE AS ORAÇÕES DE UMA MÃE
Deus ouviu o choro do menino, e o anjo de Deus, do céu, chamou Hagar e lhe disse: "O que a aflige, Hagar? Não tenha medo; Deus ouviu o menino chorar, lá onde você o deixou. Levante o menino e tome-o pela mão, porque dele farei um grande povo".
Então Deus lhe abriu os olhos, e ela viu uma fonte. Foi até lá, encheu de água a vasilha e deu de beber ao menino.
Deus estava com o menino. Ele cresceu, viveu no deserto e tornou-se flecheiro. Vivia no deserto de Parã, e sua mãe conseguiu-lhe uma mulher da terra do Egito. (Gênesis 21:15-20).
Como Deus é misericordioso, Onipresente (está em todos os lugares) e Onisciente (sabe de tudo), ele ouviu o choro do menino...Deus ouve o nosso choro, ele sabe das nossas lutas diárias, não se desespere, pois é no deserto que Deus nos responde e nos corrige.
você está pronta para aprender aquilo que Deus tem para te ensinar?
Glória a Deus! Amém!
Leia mais na bíblia sobre essa surpreendente historia de Hagar registrada no livro de Genesis do capitulo 16 ao 21.

Nenhum comentário:
Postar um comentário