JULGADO POR SER HONESTO - Mateus 27:27-56



Deus é o grande Juiz, que tem todo direito de julgar, porque ele é sempre justo. Mas nós devemos tomar cuidado com julgamentos, porque podemos errar. Quem condena outra pessoa pode estar se condenando a si mesmo!

Não é bom julgar outras pessoas. Todos erramos mas todos podemos ser perdoados por Deus. Por outro lado, devemos julgar ações, para entender o que é certo e o que é errado. Para julgar ações corretamente, precisamos da ajuda de Deus.

Deus é o único com toda autoridade para julgar alguém sem que haja injustiça ou erros. Nem sempre o Julgamento de Deus é compreendido por nós, não pelo fato de ser incompreendido, mas sim por nossa incapacidade de entendermos seus padrões de julgamento.

Se imaginarmos um justo sendo julgado por algo que não fez, certamente despertará em nós um sentimento de revolta e injustiça. Isso é legitimo!

O Capitulo 27 de Mateus do versículo 01 ao 26 narra a traição, prisão, interrogação pelos sacerdotes e por Pilatos e por fim a condenação de Jesus. O JUSTO!

A PRISÃO DE UM JUSTO

Logo após a prisão fraudulenta e injusta, os soldados do governador, levando Jesus para o pretório (a casa do governador), reuniram em torno dele toda a coorte.

Despojando-o das vestes, cobriram-no com um manto escarlate; Mateus 27:28.

Sim a cor do manto era escarlate, uma cor de tonalidade vermelha que era bem distinta na cultura e época, pôs significava realeza. Isso não representava o respeito ou reconhecimento por parte dos soldados romanos, e sim, uma forma de desprezo e humilhação.

OS ESPINHOS DO PECADO

Tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e, na mão direita, um caniço; e, ajoelhando-se diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, rei dos judeus! Mateus 27:29.

Os espinhos simboliza a maldição do pecado - E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. Gênesis 3:17,18

Jesus se fez maldição por nós - Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13

Jesus é o cumprimento de toda lei e profecia, a pena de morte dos judeus era por apedrejamento:

Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que der de seus filhos a Moloque será morto; o povo da terra o apedrejará. Levítico 20:2
O homem ou mulher que sejam necromantes ou sejam feiticeiros serão mortos; serão apedrejados; o seu sangue cairá sobre eles. Levítico 20:27

A crucificação era uma prática pagã adotada pelos romanos somente para a execução de escravos e criminosos cruéis.

Também por mim se decreta que todo homem que alterar este decreto, uma viga se arrancará da sua casa, e que seja ele levantado e pendurado nela; e que da sua casa se faça um monturo. Esdras 6:11

Não bastando toda vergonha e humilhação, cuspindo nele, tomaram o caniço e davam-lhe com ele na cabeça. Depois de o terem escarnecido, despiram-lhe o manto e o vestiram com as suas próprias vestes. Em seguida, o levaram para ser crucificado.

SALVO PELA VERGONHA DA CRUZ

Ao saírem, encontraram um cireneu, chamado Simão, a quem obrigaram a carregar-lhe a cruz. Mateus 27:32.

Os discípulos de Jesus não permaneceram ao seu lado no momento mais importante de sua vida. As vezes você não terá amigos nem pessoas que dizem te amar ao seu lado, mas Deus sempre porá alguém do nosso lado para nos ajudar a carregar a cruz.

Simão de Cirene, não tinha ideia do que iria acontecer naquele dia em sua vida e família. Como era festa da páscoa, ele estava indo para o templo, nesse momento foi surpreendido pelos soldados a ajudar Jesus de pior forma que um judeu poderia ajudar, tocar em sangue nas festividades e carregar a cruz da vergonha.

Nesse momento Jesus apoia-se no ombro de Jesus e seu toque foi o mais poderoso e libertador toque que Simão poderia sentir. Após regressar a sua casa conta-lhes tudo sobre Jesus e todos se converteram a Jesus. Seus filhos Alexandre e Rufo, desempenharam papeis importantíssimo na igreja primitiva.

GOLGOTÁ, LUGAR DE CONSCIÊNCIA

E, chegando a um lugar chamado Gólgota, que significa Lugar da Caveira, deram-lhe a beber vinho com fel; mas ele, provando-o, não o quis beber. Depois de o crucificarem, repartiram entre si as suas vestes, tirando a sorte. E, assentados ali, o guardavam. Mateus 27:33,34

A mistura de vinho e vinagre, causava nos condenados o efeito entorpecente, para aliviar o sofrimento. No entanto Jesus não aceitou, pôs sobre Ele pesava a responsabilidade de cumprir sua missão.

A CULPA DE SER REI

Por cima da sua cabeça puseram escrita a sua acusação: Este é Jesus, o Rei dos Judeus. Mateus 27:37

O mundo não foi capaz de reconhecer sua autoridade de Rei, mas em breve nosso Rei e Senhor voltará. Aleluia!

E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Apocalipse 19:11-16


O SANTO ENTRE OS PECADORES

E foram crucificados com ele dois ladrões, um à sua direita, e outro à sua esquerda. Os que iam passando blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Ó tu que destróis o santuário e em três dias o reedificas! Salva-te a ti mesmo, se és Filho de Deus, e desce da cruz! De igual modo, os principais sacerdotes, com os escribas e anciãos, escarnecendo, diziam: Salvou os outros, a si mesmo não pode salvar-se. É rei de Israel! Desça da cruz, e creremos nele. Confiou em Deus; pois venha livrá-lo agora, se, de fato, lhe quer bem; porque disse: Sou Filho de Deus. E os mesmos impropérios lhe diziam também os ladrões que haviam sido crucificados com ele. Mateus 27:38-44


O JUIZO DE DEUS PELO PECADO EXECUTADO EM SEU FILHO JESUS

O julgamento dos homens por mais doloroso que seja não se compara ao desespero pelo distanciamento de Deus na morte pelo pecado.

Desde a hora sexta até à hora nona, houve trevas sobre toda a terra. Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? E alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Ele chama por Elias. E, logo, um deles correu a buscar uma esponja e, tendo-a embebido de vinagre e colocado na ponta de um caniço, deu-lhe a beber. Os outros, porém, diziam: Deixa, vejamos se Elias vem salvá-lo. E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. Mateus 27: 45-50


O PODER DA CRUCIFICAÇÃO

Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram; e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos. Mateus 27:51-53

Rasgar o véu de alto a baixa significa que foi obra de Deus não do homem, a terra e toda a natureza se abalou, e assim será em sua volta! Neste dia os santos mortos ressuscitaram juntamente com Jesus e foram vistos muitos. Isso ainda acontecerá - 1 Tessalonicenses 4:13-17 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.


O JULGAMENTO DE DEUS É PERFEITO

Todos que participaram do julgamento de Jesus, reconheceu que verdadeiramente Ele era o filho Deus.

O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, ficaram possuídos de grande temor e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus. Estavam ali muitas mulheres, observando de longe; eram as que vinham seguindo a Jesus desde a Galileia, para o servirem; entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mulher de Zebedeu. Mateus 27:54-56

Que possamos confiar no julgamento perfeito de Deus em nossas vidas, não é por ser em muitas vezes desagradável, que é falho.

O julgamento de Deus é perfeito e será executado no mundo tanto para os que creem em Jesus para a Salvação, como para quem o despreza e nega, para o afastamento eterno de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário