SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Salmos 15:1



Um dos maiores desafios que o Cristão precisa enfrentar é tomar posse de sua nova natureza e cidadania, conquistadas mediante o novo nascimento através de sua verdadeira conversão e arrependimento em Cristo Jesus nosso Senhor.

Todo ser humano que se torna filho de Deus pelo novo nascimento, recebe uma nova identidade e um novo registro de nacionalidade. Portanto somos cidadãos da terra e também cidadãos do Céu.

Porém nem todo cidadão de um determinado país, tem acesso livre ao seu país de origem se não estiver plenamente legalizado ou de acordo com suas leis e normas. Para os cidadãos do céu também há restrições para seus patrícios se não estiverem devidamente legalizados.

O Salmista Davi nos apresenta duas (2) perguntas que todos nós precisamos refletir.

Vejamos: SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Salmos 15:1

Tanto o Tabernáculo como o Santo Monte, representam o lugar onde a presença de Deus estar, logo a pergunta é? 

1. Quem entre os pecadores andará em sua presença?

Toda a humanidade estava separada da presença de Deus por meio do pecadoRomanos 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

Mas Em Cristo fomos reconciliados a Deus - Romanos 5:10,11 Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

Antes pelo pecado, jamais poderíamos entrar em sua presença ou andar com Ele, mas agora por meio de Jesus isso é possível.

2. Já que fomos reconciliados com Deus o que nos é necessário para entrar e mantermos na presença de Deus?

Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente, segundo o seu coração;
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo;
Aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda.
Aquele que não empresta o seu dinheiro com usura, nem recebe pagamento contra o inocente; quem faz isto nunca será abalado.

A. Andar em sinceridade - A maior sinceridade é viver a Verdade da Palavra de Deus. Identificar onde estamos errando e mudar nossa vida. Não apoiar na muleta da não-hipocrisia. Alinhar nosso discurso, sentimento e prática. Provérbios 22:11 Quem ama a sinceridade de coração e se expressa com elegância será amigo do rei.

B. Praticar a Justiça - A justiça é uma das características de Deus. Ele se alegra com o justo e abomina a injustiça. O pecado nos torna impuros, injustos e separados de Deus. Mas todo aquele que acredita no sacrifício de Jesus e O aceita como Senhor e Salvador, é justificado e recebe a justiça de Jesus! Em Efésios 6:13 somos encorajados a vestir a armadura de Deus (que inclui a couraça da justiça) para resistirmos às armadilhas do Diabo.

C. Falar a verdade de todo o coração - Vivemos em uma era em que a verdade é menosprezada. As pessoas não acreditam na verdade absoluta, cada um constrói a sua própria versão da verdade, que se ajusta ao seu modo de vida. A Bíblia não diz que Jesus é apenas uma verdade, diz que Ele é A Verdade. Isso significa que Ele é a personificação da verdade e não há verdade fora d'Ele. Deus quer mudar as nossas vidas com a Sua verdade e só Jesus pode remover as vendas e as amarras da mentira que nos impedem de viver de forma feliz e digna.

D. Não difamar outros - Quem difama cria uma mal reputação dos outros, afim de prejudica-lo. 2 Pedro 2:10 Especialmente os que seguem os desejos impuros da carne e desprezam a autoridade. Insolentes e arrogantes, tais homens não têm medo de difamar os seres celestiais.

E. Não fazer o mal ao próximo - A Bíblia diz que devemos abençoar e orar pelas pessoas que nos fazem mal. Em vez de desejar o mal contra outra pessoa, devemos vencer o mal com o bem. Deus fará justiça mas nós precisamos aprender a ver os inimigos como pessoas que precisam de amor. Romanos 12:14 Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem.

F. Não aceitar que outros façam o mal contra seu próximo - Aqueles que aceitam o sacrifício de Jesus na cruz são chamados de filhos de Deus. Quem é filho, faz parte de uma família, e na família a comunhão é essencial. Na família de Deus é igual. Os irmãos devem demonstrar amor uns pelos outros, devem aprender a cuidar do interesse do outro e não olhar só para a sua própria vida. Quando nós nos levantamos para defender o nosso irmão, podemos ter a certeza que Deus se alegra e derrama as Suas bênçãos sobre a nossa vida. Devemos ter o saudável hábito de partilhar a nossa vida com os nossos irmãos na fé, e nos ajudar mutuamente na caminhada cristã. Sempre temos algo importante para aprender com os nossos irmãos.

G. Não se aliar aos que escolhem o que é reprovável e desprezível - 1 Coríntios 6:9,10 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

H. Honrar os que temem ao Senhor - O temor do Senhor é o respeito para com Ele. Quando você tem esse nível de entendimento, seus dias são prolongados. ... Querido (a), tenha o Senhor como o primeiro em sua vida e o honre com todo seu coração. A Palavra de Deus em Provérbios 9.10 também nos diz que “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”.

I. Manter-se fiel ao que prometeu ou comprometeu - Mateus 5:37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim, Não, não, porque o que passa disto é de procedência maligna.

Quando o discípulo “der a sua palavra” sobre qualquer coisa ou situação, não deve jurar por nada para garantir a sua palavra. Se tiver que dizer sim, diga sim, e se tiver que dizer não, diga não.

J. Não emprestar dinheiro visando ganhos fraudulentos - Inadimplência é alta e o calote coloca em risco relações de muitos anos. Dependendo da quantia, emprestar dinheiro para amigos e parentes não é uma prática recomendada. Se o valor for considerável, maior é a possibilidade de calote, o que coloca em risco amizades e relações de muitos anos. Êxodo 22:25 Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre, que está contigo, não te haverás com ele como um usurário; não lhe imporeis usura.

K. Não receber dinheiro para fazer o mal a um inocente - - “Também suborno não aceitarás, pois o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos” (Êxodo 23:8).
- “O ímpio acerta o suborno em secreto, para perverter as veredas da justiça” (Provérbios 17:23).
- “Ai dos que. justificam o ímpio por suborno, e ao justo negam justiça” (Isaías 5:22,23)

3. Você jamais será capaz de vencer tudo isso sozinho.

Sim, isso tudo parece impossível aos nossos olhos, já que diariamente somos seduzidos pelo mal. Mas tenha calma! Não se desespere, você jamais será capaz de vencer tudo isso sozinho. Por isso Deus te enviou o Espirito Santo para te capacitar e te instruir sobre toda a verdade.

 João 14:26 - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

4. Ele também nos capacitou para vencermos o pecado.

Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados.
Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Mancebos, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai.
Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, mancebos, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 

Aleluia! Não há mais nada que nos impeça de entrarmos e andarmos na presença de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário