Casamento & Divórcio! O que tem de ERRADO nisso? Estudo de Célula Casais



Olá que bom que você chegou até aqui, se estava procurando algo sobre esse assunto, isso quer dizer que precisas descobrir o que tem de ERRADO em seu casamento, ou algo em sua relação estar lhe entristecendo. Nós da Comunidade Cristã Bereshit ficamos felizes em poder compartilhar do Reino de Deus em sua vida.

Uma coisa que precisamos saber é que:

O divórcio é contrário ao propósito original de Deus ao instituir o matrimônio, a Bíblia não é silenciosa a esse respeito. Visto que o divórcio ocorreu como parte da experiência humana caída, uma regulamentação bíblica foi dada para limitar o dano que ele tem causado nas vidas e famílias. 

Ampliando a visão com a Bíblica 

  1. Mateus 19:3-8 Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la? Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.
  2. Marcos 10:2-9 E, aproximando-se dele os fariseus, perguntaram-lhe, tentando-o: É lícito ao homem repudiar sua mulher? Mas ele, respondendo, disse-lhes: Que vos mandou Moisés? E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento; Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
  3. Deuteronômio 24:3,4 E este também a desprezar, e lhe fizer carta de repúdio, e lhe der na sua mão, e a despedir da sua casa, ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer, Então seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la, para que seja sua mulher, depois que foi contaminada; pois é abominação perante o Senhor; assim não farás pecar a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança.
No tempo de Jesus, o divórcio era considerado levianamente.

Basicamente, a escola de Hillel permitia como motivo para o divórcio tudo o que o marido não gostasse acerca de sua esposa. Queimar uma refeição poderia ser um desses motivos.

Por outro lado, a escola de Shammai só permitia que o marido se divorciasse de sua esposa se ela tivesse cometido alguma espécie de violação sexual.
Mas, o que era considerado uma violação sexual?
Isto incluía uma mulher ser vista em público com cabelo descoberto ou com braços desnudos. Também incluía uma atitude sociável para com escravos e vizinhos, financiar algo na rua, beber avidamente na rua, e banhar-se com homens. Em linhas gerais, era uma violação por sua esposa dos costumes prevalecentes que permitia a um marido divorciar-se.

O divórcio e o novo casamento tornaram-se um desafio para sociedades e igrejas. As ideias da era pós-moderna estão também influenciando os cristãos. Alguns abandonam o conceito de verdade absoluta. O pluralismo é parcialmente aceito. O ser humano tornou-se o objetivo supremo. A vida abundante é definida apenas como sentir-se bem e estar bem. A dor e o sofrimento tornaram-se inaceitáveis. Embora haja circunstâncias muito difíceis em alguns casamentos, devemos reconhecer que às vezes as pessoas se livram do seu casamento muito facilmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário