Piedade e Devoção garante a Salvação? Mateus 19:16-26

Uma grande dúvida que permeia nossos pensamentos desde sempre é o que é necessário para ser salvo? Você sabe o que é necessário para ser salvo? A Piedade e Devoção que é praticada com intensão de alcançar a salvação nunca resultará nela. Só uma vida resgatada, regenerada e transformada por Jesus é capaz de praticar a Piedade e Devoção em Amor e com amor.

A Bíblia nos fala de uma jovem rico que perguntou a Jesus sobre como ele poderia alcançar a salvação.

Existem certas perguntas que só serão respondidas se forem feita a pessoa certa. Neste caso a pessoa mais apropriada para responder essa pergunta É JESUS.

Em primeiro lugar precisamos entender que a Salvação é de GRAÇA por meio da GRAÇA de Deus.

A salvação não é por obras. A salvação é graça. Ela é um dom de Deus, pois ninguém é salvo pelas obras. A Bíblia diz em Efésios 2.8-9: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. A salvação que Jesus Cristo oferece ao homem é pela graça e misericórdia dele.

Graça é tudo o que eu preciso, mas não mereço. A salvação é de graça, mas existe uma coisa chamada “galardão”. Galardões são como se fossem medalhas. A salvação é igual para todos. Não existe ninguém mais salvo ou menos salvo, nada disso. Contudo, galardão é recompensa. Sendo assim, precisamos tomar nossa cruz.

Tomar a Cruz significa renuncia! Renunciar nossa segurança nas coisas que nos dar segurança, renunciar nosso amor pelas coisas que são passageiras e perecíveis, renunciar nossos valores temporais e nos submetermos aos valores atemporais de Deus, renunciar nossos argumentos e nos firmarmos na justiça de Deus.

E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?
E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.


Os versículos supracitados relatam um diálogo entre um jovem rico piedoso e religioso com o maravilhoso Jesus.

Diálogo:

O Jovem rico: Mateus 19:16 E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?

Todo diálogo só é possível entre duas ou mais pessoas. Aquele jovem rico se aproximou de Jesus. Toda verdade da vida é revelada quando nos aproximamos de Jesus.

Ao chamá-lo de Bom Mestre o Jovem reconheceu Jesus como o sábio conhecedor da vida e do reino de Deus.

Jesus: Mateus 19:17 E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Jesus responde ao jovem rico com duas importantes considerações. 


1. Não há bom senão um só, que é Deus.

Jesus sendo homem/Deus não usurpou ser igual a Deus. Filipenses 2:5-8 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

Não há bondade no ser humano, só em Deus e por meio Dele. Romanos 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.


2. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.

Este é o primeiro teste: se guardamos Seus mandamentos.
Nossa fé não é uma religião, mas o relacionamento com Deus. Não é o que as pessoas ensinam, mas o que vivemos.
Os mandamentos do Senhor são proteção para nossa vida. E a própria Palavra diz que esses mandamentos não são penosos. E não são sugestões, mas ordens. Porque, se vejo como sugestões os mandamentos de Deus, abro precedente para acatar ou não, seguir ou não, obedecer ou não.

Quem realmente diz amar ao Senhor deve cumprir com Seus mandamentos, com o que Ele ordena em Sua Palavra. Assim está escrito em 1 João 2:3-6 E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.

O Jovem rico: Mateus 19:18,19 Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.


Os Dez Mandamentos estão divididos em duas partes; Primeira parte de 1 á 4 indica nossa observância em relação a DEUS,
Segunda parte de 5 á 10 esta relacionada ao nosso SEMELHANTE.

Jesus já sabia que o jovem rico mantinha uma vida de devoção a Deus e observâncias a sua lei (bíblia). Porem sua observância em relação aos seus semelhantes estava sendo negligenciada. Por isso Jesus chamou sua atenção - E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.

O Jovem rico: Mateus 19:20 Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?

O grande engano da auto justificação - Geralmente quando somos ensinados desde cedo a cerca de algo importante, com o passar do tempo ficamos auto confiantes e podemos cometer grandes erros com isso.
A perfeição não é o resultado de uma prática repetitiva, e sim da habilidade de saber o que se faz.

Jesus: Mateus 19:21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.

Jesus confronta o Jovem rico por sua falta de humildade e auto confiança. Não podemos negar que aquele jovem tinha fé em Deus e em sua palavra, mas ele não era capaz de entregar toda sua vida ao Senhor.

Ele ainda não era perfeito, assim como muitos pensam que por entrarem numa igreja, participar de suas reuniões, dando suas ofertas estarão comprando a salvação. Tiago 2:26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

Seguir Jesus não é só praticar boas obras, nem apenas viver de oração e leitura da bíblia, seguir a Jesus é acima de tudo Crer que Ele é Senhor e segui-lo de verdade.

Quem ama Jesus segue Jesus! Seguir a Jesus é dedicar sua vida a ele, deixando para trás a velha vida dominada pelo pecado. Seguir é andar nos passos de Jesus, tentando ser mais como ele e obedecendo seus mandamentos. João 12:26 Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.

A verdade de Deus quebra nossas falsas verdades: Mateus 19:22-24 E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

No coração daquele jovem rico não havia os verdadeiros tesouros que jamais perecerá, seu coração não estava cheio de Deus e sim de riquezas, sua devoção não passava de religiosidade, sua observância não passava de legalidades, ele queria ser salvo por sua própria justiça e isso homem algum conseguirá sem Jesus.

Jesus diz: João 15:5-7 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

Se aquele Jovem decidisse seguir Jesus e confiar totalmente Nele, ele teria muito mais que riquezas, teria a salvação. Romanos 10:9-11 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.

O poder de Deus e a impossibilidade dos homens

Mateus 19:25,26 Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se? E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.

Só Deus tem o poder de resgatar o homem da religiosidade, da mentira e do engano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário