Bendito seja nosso Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que nos enviou seu filho Amado para desfazer todos os enganos promovidos por consciências corrompidas pela tradição, cultura, e filosofias. A Ele toda honra, glória e louvor para todo sempre e sempre, Amem!
Jesus em todo o seu ministério foi provado pelos homens e aprovado por Deus, sua vida e ministério despertou entre os homens os mais diversos sentimentos que habita na natureza humana.
Em um tempo em que a humanidade buscava saciar suas necessidades de fé, esperança e amor nos diversos cenários da vida entre eles o relacionamento conjugal, Jesus foi testado pelos homens.
A humanidade não se difere das gerações passadas em questões de relacionamentos, em especial nos relacionamentos conjugais.
Não existe uma área sequer na vida de uma pessoa que Jesus não tenha a capacidade de intervir e fazer o melhor acontecer.
Se estais tendo dificultados em sua vida conjugal, saiba de uma coisa, Jesus esta aqui para de ajudar! Só Ele pode resolver seus problemas.
Leiamos: Mateus 19:3-12
Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio homem e mulher os fez,
E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?
Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.
Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.
Quando Jesus acaba de sair da Galileia após ter ensinado sobre os relacionamentos Pessoais, Interpessoais e Coletivos que os discípulos precisavam desenvolver, logo chega em Jerusalém do outro lado do Rio Jordão e não demora muito para ser abortado pelos fariseus acerca de uma problemática que dividia os religiosos daquela região.
Naquela época em Jerusalém as questões do divorcio estava dividida entre os fundamentalistas em duas vertentes de interpretação, baseadas em costumes, tradições e interpretações acerca dos princípios bíblicos.
Nesse período existia duas vertentes de crença acerca desse assunto, elas eram alimentadas por dois grandes Rabinos mestres da Torá que se chamavam HILLEL e SHAMMAI.
- Hillel era mais flexível e condescendente; enquanto que
- Shammai era mais preciso e rigoroso, no tocante as questões oriundas da prática da Toráh.
O GRANDE DILEMA, PODE OU NÃO PODE?
A flexibilidade na prática religiosa que Hillel defendia, baseava-se na misericórdia que Deus exerce na vida do pecador.
Já o rigor e precisão que Shammai defendia, baseava-se na necessidade que os judeus deveriam manter na leitura e observância das leis do antigo testamento.
De um lado havia os seguidores de Hillel que se apoiavam de qualquer pretexto para se divorciarem de suas esposas.
Do outro lado havia os seguidores de Shammai que diferente dos seguidores de Hillel só se davam ao divorcio em caso de adultério por parte da esposa.
UMA TERCEIRA OPINIÃO
Tais pensamentos levaram os fariseus a enxergarem em Jesus uma terceira opinião sobre o assunto, já que Jesus era visto como mais um Rabino (mestre) Judeu.
Os Judeus assim como todos os orientais daquela época, pensavam de forma diferente de nós hoje, ou, ao menos de alguns de Nós!
Então eles perguntam: Mateus 19:3 ...É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
SER OU TER
As mulheres não tinham os mesmos direitos que tem hoje, elas eram consideradas como propriedades dos homens, como um bem que pode ser substituído quando não mais tiver utilidades.
Então Jesus Responde: Mateus 19:4-6 "Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’ e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe".
Jesus não trata os assuntos do casamento com formalidades nem com costumes e tradições, Jesus trata esse assunto de forma pessoal e particular. No casamento todos são iguais!
NÃO HÁ DIFERENÇAS
Deus não criou a mulher para ser um objeto usado pelos homens, nem a fez para ser melhor que os homens. Deus criou o homem e a mulher de formas diferentes, com propósitos diferentes, mas com direitos e acessos iguais ao criador.
No casamento as diferenças se completam, se tornando uma só carne.
Você teria coragem de cortar os dedos das mãos simplesmente por não serem iguais? Acredito que não!
JESUS É MAIOR QUE MOISES
As palavras de Jesus fizeram os fariseus questionarem sobre algo que o grande líder e libertador Moisés instituiu como lei.
Perguntaram eles: Mateus 19:7 "Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora? "
Jesus ao responder sobre o divorcio não só superou as expectativas dos rabinos e seus seguidores, como também as regras civis, pelas quais Moisés permitiu o divorcio.
Jesus respondeu: Mateus 19:8 "Moisés lhes permitiu divorciar-se de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio.
Os valores que Jesus trata aqui não estão relacionados a questões morais e religiosos e sim pelos princípios morais que Deus criou para a humanidade ao criar homem e mulher. Mateus 19:9 Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por adultério (imoralidade sexual), e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério".
"A intenção de Deus não É apenas que as pessoas casadas se mantenham casadas, mas unidas em plena unidade de corpo e alma em amor."
VERDADES DO CASAMENTO
Muitas pessoas até hoje acreditam que casamento é apenas a união de corpos, isso é apenas a metade de uma verdade, a total verdade é que o casamento é a união de corpo e da alma, onde o homem e a mulher decidem compartilhar de suas vidas entre se.
Existem muitos casais em adultério emocional, o casamento é o resultado de uma decisão tomada por duas pessoas em se tornarem uma só carne, uma só fé, um só amor, uma só esperança.
"Quando deixamos que qualquer outra coisa ocupe o tempo que deve ser do cônjuge estamos traindo emocionalmente e isso é adultério."
Ao ouviram tais palavras os discípulos lhe disseram:
Mateus 19:10 Os discípulos lhe disseram: "Se esta é a situação entre o homem e sua mulher, é melhor não casar".
Moisés tratou das questões do divorcio de forma civil e religiosa, Já Jesus tratou deste assunto de forma divina e eterna.
CASAMENTO NÃO É BRINCADEIRA
Casamento não é brincadeira, se você esta casado e sua vida conjugal não esta bem, clame por Jesus para que seus ensinamentos estejam vivos em seu casamento, se tens adulterado emocionalmente contra seu cônjuge, peça perdão ao Senhor, busquem viver em comunhão de corpo e amo, manifestando o verdadeiro amor de Deus entre vocês.
E pra quem ainda não casou e pretende se casar, faça as mesmas considerações que os discípulos fizeram.
Mateus 19:11,12 Jesus respondeu: "Nem todos têm condições de aceitar esta palavra; somente aqueles a quem isso é dado. Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros ainda se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite".
Os Eunucos eram homens que tinham suas genitálias cortadas parcialmente ou total para propósitos peculiares, exclusivamente para serem guardiões de camas. Alguns senhores compravam escravos e os castravam para serem vigias dos aposentos de suas esposas e concubinas. Para evitar traição por parte das mulheres nada melhor que um homem pela metade.
Eles também eram castros de forma voluntaria e religiosa, neste caso não eram necessário a castração física, tinham devoção e abstinência de forma consciente.
A verdade é que o casamento é para todos, mas nem todos são para o casamento.
Jesus reconheceu o valor do celibato desde que seja para melhor servir a Deus.
As riquezas do reino de Deus, bem como, sua graça, misericórdia e salvação estão disponíveis tanto para os solteiros como para os casados.
Se estas solteiro(a) dedique-se exclusivamente a Deus e aos seus propósitos.
Se estas casado(a) dedique-se exclusivamente a seu cônjuge e família pôs essa a vontade de Deus para você.

Nenhum comentário:
Postar um comentário