Descobrindo os segredos da Comunhão & Concordância - Mateus 18:18-20


A igreja de Cristo na terra recebeu uma missão que precisa ser exercida, mas não de qualquer forma, precisa ser exercita com autoridade e poder, sabe qual é essa missão? Viver em comunhão!

Existe um poder sobrenatural de Deus na comunhão, e esse poder espera pelos cristãos para ser manifestado no mundo.

Mas como manifestar esse poder sem conhece-lo? Primeiro precisamos viver em comunhão, você sabe o que é Comunhão?

Comunhão é:

Harmonia no modo de sentir, pensar, agir.

O que significa a palavra comunhão na Bíblia?

Koinonia (do grego κοινωνία) significa comunhão. O termo é utilizado no cristianismo com o significado de participação, companheirismo, comunicação, ter em comum, compartilhar e conceitos semelhantes.

O que a Bíblia fala sobre comunhão?

Em João 17:21, Jesus pede ao Pai que os irmãos sejam um, assim como Ele e o Pai são um. “A fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste”. O mundo somente crerá em Jesus se vivermos uma vida de comunhão e unidade.

Quando temos comunhão com outros cristãos, crescemos em nossa comunhão com Deus e ficamos mais fortes (1 João 1:6-7). Juntos, podemos crescer em amor, fé e esperança.
Ao partilharmos nossa vida, temos a oportunidade para pôr em prática tudo que Jesus nos ensina sobre o amor ao próximo, mostrando ao mundo uma maneira melhor de viver.

É a comunhão praticada de forma edificante que revela os relacionamentos do Reino de Deus.

Se você é um crente em Cristo Jesus, você é um cristão!

Se és um cristão você deve viver em comunhão uns com outros, pós só assim o MUNDO, saberá que conhecerá o poder transformador que existe no reino (igreja).


O que a Bíblia nos fala sobre o poder da comunhão?

Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.

Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.


1- EXERCENDO A AUTORIDADE PARA LIGAR OU DESLIGAR

Para exercer tal autoridade precisamos entender o que significa Ligar ou Desligar, em outras versões Amarrar ou Desamarrar.

Vejamos do que se trata:

Mateus 18:18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.

Mateus 16:19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

João 20:21-23 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.

Como de costumo pelos Judeus, o apóstolo Mateus usa a expressão ligar ou amarrar bem como desligar ou desamarrar tendo em seu sentido a concordância em determinado assunto, neste caso o perdão.

Perceba que o apostolo João nos apresenta de forma clara a expressão ligar ou desligar.

A igreja que é composta por cristãos, recebeu o Espirito Santo para exercer o Poder do Perdão.

Caparemos os textos:

A - Mateus 18:18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.

B - Mateus 18:15 Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão.

O que Jesus estar falando aqui no versículo 18 é a extensão do que ele já tinha dito no versículo 15.

Quando exercemos o poder da comunhão para gerarmos perdão, tanto nós como quem pecou contra nós, ficamos livres para entrarmos pelas portas no reino de Deus.

Desta maneira seja o que for que o cristão (povo do reino) ligue ou desligue na terra, deve ser algo que já foi ligado ou desligado no Céu.

Não é uma autoridade baseada em conclusões humanas, mas sim, pelo Espirito Santo! 

2- EXERCENDO A AUTORIDADE DA CONCORDÂNCIA 

Concordância vem da palavra concordar, que significa: Dar permissão para que alguém realize alguma coisa; consentir, apoiar, aceitar, aprovar.

Mateus 18:19 Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.

Há uma grande importância na concordância pós para que aja concordância é necessário mais de uma pessoa, podemos comparar o versículo 19 com o versículo 16.

Vejamos:

Mateus 18:16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.

Perceba a importância que Jesus da para concordância ou testemunhas, caso alguém se recuse a reconhecer seu erro deverá haver concordância por parte das testemunhas sobre que decisão tomar, sobre tudo, em oração. 

Nosso Deus não ouve oração sem comunhão ou concordância:

A - Comunhão com Deus João 9:31 Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.

B - Comunhão com o irmão Amós 3:3 Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?

Uma família que exerce a autoridade da concordância tem a seu favor o testemunho de Deus e dos homens.


3- DESFRUTANDO DA PRESENÇA DE JESUS PELA COMUNHÃO 

Mateus 18:20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

Nem toda reunião de CRENTE tem a presença de Jesus confirmada, por isso todo cristão precisa entender que o que nos motiva reunirmos ou congregarmos É O SENHOR, toda e qualquer reunião ou comunhão Cristã deve ser confirmada com a pessoa de Jesus, sem Ele não passa de um simples ajuntamento de pessoas.

Os dois ou três do versículo 20 são os mesmos do versículo 16. Vejamos:

Mateus 18:16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.

Toda e qualquer reunião em nome de Jesus promove a paz, e essa paz deve ser testificada pelos homens.

O que Jesus esta nos ensinando é que seja qual for a situação, o problema familiar, social e eclesiástico precisamos  resolver com Jesus.

Antes de sentar com alguém para discutir sobre quaisquer assunto, ore pedindo a Jesus que faça parte da reunião, que em seu nome todos entrem em concordância acerca do assunto.

Se fizermos isso, todos ganharemos, pôs ao nome de Jesus foi dada toda autoridade no céu e na terra. Onde Jesus estar a paz reina. Onde o nome de Jesus estar os céus se abrem. Como podemos ver em:

João 20:19 Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.

João 20:26 E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.

Estar faltando PAZ em sua vida e família? 

Então passe a desfrutar da presença de Jesus que é o príncipe da paz, ore antes, durante e depois de conversar com seu cônjuge ou filhos. 

Quando fazemos isso, estamos declarando que somos dependentes Dele e que Ele nos governa com amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário