Resolva seus problemas Familiares com apenas TRÊS PASSOS - Mateus 18:15-17

Nosso maior desafio como família é aprendermos a resolver os conflitos, nossa sociedade reflete de forma acumulativa os resultados desastrosos das relações familiares.

O ano de 2020 foi com certeza o ano em que passamos mais tempo juntos como família, isso deveria ser algo maravilhoso, se soubéssemos conviver com as diferencias. 

Podemos afirmar que: O que mais temos vivido é o desprazer, o descontentamento familiar. Com a aproximação veio também as verdades emocionais escondidas pelo distanciamento diário, onde podíamos esconder e maquiar os verdadeiros sentimentos.

Deus em sua Onisciência (pleno conhecimento de tudo), nos deixou em sua Palavra instruções para resolvermos tais problemas. 

Mateus 18:15-17 Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.

A bíblia nos ensina que existem três (3) níveis de relacionamentos em que podemos superar os desafios.

Relacionamentos: Pessoal, Interpessoal e Coletivo.


1 - O que a Bíblia nos ensina sobre resolvermos questões de Relacionamento Pessoal

Mateus 18:15 Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão.

Todo ser humano em algum momento da vida já foi ofendido por alguém da família ou amigo, não é verdade? Sim!
Mas você é a capaz de assumir que também já tenha ofendido alguém?

Somos especialista na vitimização da ofensa, valorizamos o que as pessoas dizem ou fazem conosco mas somos ignorantes na capacidade de reconhecermos quando ofendemos alguém, sempre nos justificamos quando machucamos alguém.

Queremos ser perdoados mas não queremos perdoar, queremos ser compreendidos, mas não queremos compreender.

Quando agimos assim, não só a pessoa que nos ofendeu perde, como nós também perdemos.

Vamos analisar o texto:

A - ...Ora, se teu irmão pecar contra ti... 
A palavra IRMÃO expressa uma pessoa próxima a nós de forma emocional, biológica, cultural, religiosa, etc. Já a palavra PECAR expressa a ofensa cometida de forma direta. 

B - ...vai, e repreende-o entre ti e ele só...
Aqui não nos dar a opção de esperarmos quem nos ofendeu cair na realidade, isso pode não acontecer.
O que aprendemos é que se fomos ofendido precisamos nos dirigir ao ofensor(a) de forma que ele(a) seja capaz de reconhecer sua ofensa, sem que outros saibam o que esta acontecendo.

C - ...se te ouvir, ganhaste a teu irmão...
Muitos são os que ofendem e ainda que se arrependa não tenha a oportunidade de reparar seus erros, quando damos a oportunidade para quem nos ofendeu não só resolvemos um questão familiar como também ganhamos a admiração e o respeito do ofensor(a).

Instruções sobre como viver e resolver questões pessoas

Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor.
Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado.
Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.


2 - O que a Bíblia nos ensina sobre resolvermos questões de Relacionamento Interpessoal

Mateus 18:16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.

Existem situações em que se faz necessário pedirmos ajuda a alguém que confiamos para nos auxiliar a resolver questões em que não há espaço para compreensão, geralmente isso ocorre por diferenças de ponto de vista. Quando isso acontece é necessário termos a ajuda de outras pessoas de confiança para trazer luz e entendimento.

Como existe pessoas que ao invés de juntar, espalha! Nem tudo o que acontece na família deve ser exposto para familiares, amigos e vizinhos. 

Mas se a ofensa envolve outras pessoas e o ofensor se recusar a reconhecer tal ofensa, traga pra perto pessoas com a capacidade de apagar o fogo, não incendiários de conflitos.


3 - O que a Bíblia nos ensina sobre resolvermos questões de Relacionamento Coletivo
Mateus 18:17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.

Esse tipo de relacionamento com certeza deve ser a ultima tentativo, o ultimo esforço para se resolver uma questão de relacionamento familiar ou social.

Se um irmão pecar (ofensa) contra nós, precisamos tratar primeiramente com amor de forma pessoal com ele conforme vimos no versículo 15, depois por meio de duas ou três testemunhas versículo 16, sendo a mais difícil e definitiva tentativa por meios das autoridades, quais são:
Pais, Pastores e Representantes Cíveis.

Que o Amor de Deus e a graça do nosso Senhor Jesus Cristo nos poupe de situações semelhantes a estas que acabamos de aprender na palavra de Deus.

Sobre tudo não temos a capacidade de vivermos sem os problemas familiares, mas temos em nossas mãos tudo o que precisamos para enfrenta-los da melhor forma possível. A BÍBLIA!

Lembre-se:
Não espere por outros para resolver as ofensas, você não chegou até aqui por acaso, peça o auxilio ao Espirito Santo para lhe ajudar a superar a dor e a decepção causada pela ofensa, sua luta não é contra seus familiares nem com seus amigos.

Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;
Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;
Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.
Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.
E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.
No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário