E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Romanos 5:5-10
Muitos de nós podemos achar que Deus só nos ama se formos bons, que seu amor é condicional. Algumas pessoas não gostam de si mesmas e, então, chegam à conclusão de que Deus não se preocupa muito com elas. Contudo, a Bíblia diz:
“Que é o homem para que te lembres dele? (Salmos 8:4.)
Nós somos a criação de Deus e Ele nos ama porque Ele nos ama. Ele é amor. (1 João 4:16.)
Ele o ama e você é especial para Ele. Isso quer dizer que Deus o favorece, você é criação única, distinta e sem igual.
Você não deve querer ser como outra pessoa, e ninguém deve querer ser como você é. Se tentarmos ser quem não somos, sentiremos tristeza. Tudo o que isso causa é oportunidade ao diabo para lhe dizer que você não está apto. Você não precisa ser “tão bom” para Deus.
PORQUE JESUS MORREU POR MIM?
Será que Jesus morreu por você porque você era tão brilhante e maravilhoso, ou será que Ele morreu por você por amá-lo? A Bíblia diz que se Ele o amou o bastante para morrer por você, agora mais ainda que já está justificado, pelo Seu sangue, Ele o amará. (Romanos 5:8-9.) Ele o ama o suficiente para cobrir diariamente todas as suas insuficiências. Ele o ama o bastante para ajudá-lo a viver este dia em poder e vitória.
LIMPANDO A SUJEIRA
Deus nos mostra um exemplo de como Ele vê os nossos erros e insuficiências.
Imagine uma menina de três ou quatro anos que sempre observava o que a mãe faz na limpeza da casa. Ela ama a mamãe de tal maneira que vai buscar um balde de água e um pano e põe-se a lavar os vidros da janela da sala. Ela esfrega o vidro e depois vai buscar algumas toalhas de papel e seca os vidros. É claro que os vidros ficaram marcados e até com sabão, além de ela ter usado o pano de limpeza preferido de sua mãe. Em seguida, ela diz à mãe: “Mamãe, mamãe, olha, limpei o vidro da janela da sala. Fiz um bom trabalho. Amo-a muito, mamãe”.
Uma mãe carinhosa responderia: “Ah, você fez uma coisa boa. Obrigada por me ajudar”. E depois, assim que a criança estivesse distraída em outro lugar, a mãe iria limpar os vidros da janela e, mais tarde, explicaria à menina como fazê-lo.
Deus nos trata da mesma forma. Ele sempre limpa a sujeira que fazemos. Se estamos fazendo o melhor que sabemos, isso é tudo o que Deus espera de nós. Ele não espera de nós aquilo que não podemos fazer. Ele pode nos transformar se houver prontidão em nós para dizermos: “Sim, o Senhor, tem toda a razão. Reconheço que tenho errado. Já tentei mudar a situação, mas não consigo”. Então Ele o ajudará porque Ele sabe que sem a ajuda dEle você não pode melhorar a sua condição.
João 3:33-36 Aquele que aceitou o seu testemunho, esse confirmou que Deus é verdadeiro. Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida. O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
Deus não nos dá o Seu Espírito por medida. Não nos dá um pouquinho aqui e outro pedacinho ali.
Antes, Ele diz: “Eis aqui tudo o que tenho; tome”. O poder e o amor de Deus estão disponíveis a você hoje. Ele tem tudo de que você precisa e está ao seu alcance. Basta receber dEle. Por quê? Ele ama você. A sua bondade ou sua falta de bondade não contam. Nunca poderia fazer o bem a ponto de merecer algo dEle. Para receber dEle não é necessário ter beleza ou esperteza. Ele dá porque ama você.
Em Deuteronômio 7:6-7, Deus disse:
Deuteronômio 7:6,7 Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra. O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos.
Naquele tempo, Deus escolheu os israelitas como Seu povo especial. Hoje, como Igreja, somos o Israel espiritual e verdadeiro. Portanto, esta escritura é tanto para NÓS como foi para eles. Ele disse: “Eu não vos escolhi por serem a tribo mais numerosa sobre a face da terra” Aplicando isso a nós, seria: “Eu não escolhi vocês por fazerem tudo certinho nem por serem um povo maravilhoso”.
Deus disse que eles eram o povo menos numeroso. De fato, se você é como eu, também pensava que era pior que os outros antes de ter sido salvo. Contudo, no versículo 8, Deus disse: “Mas porque Deus vos ama e por causa do juramento que Ele fez a vossos pais, o Senhor vos tem tirado de onde estavas com mão forte e vos remiu da casa da escravidão, da mão de Faraó, rei do Egito”.
Isso é motivo para pularmos de alegria! Deus disse: “Eu coloquei o meu amor sobre você e disse que é santo. Eu lhe disse que é especial. Eu o escolhi não por ser bonzinho ou uma pessoa maravilhosa; escolhi você porque o amo”. Sabe o que Deus quer que você faça hoje? Ele quer que você aceite o amor dEle.
Nós temos muita dificuldade em gostar de nós mesmos. Não acreditamos que Deus nos ama ou que outros possam nos amar. Pensamos: “Como poderiam gostar de mim se não presto?” Se em seu coração você crê que é mau e feio, o seu pensar, o seu olhar e o seu agir serão maus e feios.
Você não poderá ter uma imagem mais elevada de você se antes não a tiver em seu coração.
LIVRES DA CONDENAÇÃO
Deus quer que você esteja livre de condenação, mas é necessário ter fé e ousadia para viver livre de condenação. Sabia que, não importa quão culpado se sinta, o sentimento de culpa não pode pagar por um erro seu?
O diabo fica o tempo todo açoitando-o com pensamentos de que você não presta, de que você é mau e feio. “Isso foi a pior coisa que você já fez,” ele lhe diz. “Quem pensa que é? Deus nunca vai abençoá-lo. Você é um lixo! Depois desta nunca mais poderá testemunhar de Deus. Você é incapaz de fazer uma coisa bem-feita”.
É nessa altura que é necessário ter ousadia no seu homem interior e dizer: “Pai, errei e agora Te peço, pelo sangue de Jesus, que me perdoes. Eu quero o Teu perdão. Diabo, vá embora! Jesus pagou pelo meu pecado e o que eu fiz não é da sua conta”.
Esse é o ponto de partida para continuar vivendo a sua vida feliz e com a alegria da sua salvação.
Culpa e a condenação são pesos que ficam sobre a sua alma e o deixam em depressão a ponto de você não poder se livrar daquele erro.
É necessário ter ousadia para rejeitar a condenação.
É necessário ter fé e operar pela fé para superar e dizer não aos sentimentos de culpa. Talvez o diabo lhe pergunte: “Quer dizer com isso que você não vai se sentir pesado com o que aconteceu? Pelo menos devia mostrar algum pesar durante algumas horas. O que você fez é terrível”. A sua resposta deverá ser apenas: “Não! Não carregarei pesar nenhum”.
A princípio, isso pode ser difícil de fazer, mas, depois de ter feito três ou quatro vezes, será mais fácil.
LIVRE-SE DA CONDENAÇÃO DA CULPA
Em Isaías 53, versículo 5-6 e 11, na tradução, está escrito que quando Jesus levou sobre Si o nosso pecado Ele também carregou a culpa desse pecado (e isso inclui a condenação). O diabo não quer que você fique livre de condenação. Por quê? Porque, se você se sentir condenado, não será vitorioso nem poderá banhar-se no amor de Deus.
A condenação separa você de Deus; é como um muro feito de ferro. Não é possível ver a Deus Pai quando estamos pisando no território da culpa. Tudo o que vemos nesse lugar é o pecado e a culpa diante de nós.
CONCLUSÃO
Comece a caminhar livre de condenação e creia que, quando Deus disse que a Sua Graça é suficiente para cobrir o seu pecado, Ele falou a verdade e falou com seriedade. A Sua Graça e o Seu perdão são uma dádiva grátis para nós.
Receba dEle hoje! Deus ama você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário