Em todas as culturas antigas se falam de visitações de deuses, multas culturas afirmam terem recebidos influências diretas desses deuses em suas vidas.
A verdade é que todo ser humano tem de forma consciente ou inconsciente uma necessidade de compreender sua origem, sua missão e seu destino aqui na terra.
O que muitos não conseguem entender, é como em meio a tantos deuses que sempre pedem algum tipo de sacrifico aos seus adoradores, existir um Deus que ao invés de pedir sacrifícios, Ele se doou para ser o perfeito sacrifício.
"Os deuses vieram até nós em forma de homens!". Atos 14:11
Esta declaração foi feita por adoradores do deus júpiter, na cidade de Listra, enquanto os Apóstolos Paulo e Barnabé pregavam nesta cidade e na oportunidade uma paralitico de nascença foi curado pelo poder da fé. Vejamos:
Atos 14:8-11 Enquanto estavam em Listra, Paulo e Barnabé encontraram um homem com os pés aleijados. Sofria desse problema desde o nascimento e, portanto, nunca tinha andado. Estava sentado e ouvia Paulo pregar. Paulo olhou diretamente para ele e, vendo que ele tinha fé para ser curado, disse em alta voz: "Levante-se!". O homem se levantou de um salto e começou a andar. A multidão, vendo o que Paulo havia feito, gritou no dialeto local: "Os deuses vieram até nós em forma de homens!".
O milagre do paralitico só foi possível porque foi achado nele a fé salvífica, A FÉ EM JESUS, e não na cura. Porque ele creu no Cristo pregado por Paulo, foi capaz de crê que Ele poderia curá-lo.
O DEUS DE PAULO E BARNABÉ X OS DEUSES ROMANOS
Conhecendo o Deus de Paulo:
Atos 19:11-20 Deus concedeu a Paulo o poder de realizar milagres extraordinários. Quando lenços ou aventais usados por ele eram colocados sobre enfermos, estes eram curados de suas doenças e deles saíam espíritos malignos. Alguns judeus viajavam pelas cidades expulsando espíritos malignos. Tentavam usar o nome do Senhor Jesus, dizendo: "Ordeno que saia em nome de Jesus, a quem Paulo anuncia!". Os homens que faziam isso eram os sete filhos de Ceva, um dos principais sacerdotes. Certa ocasião, o espírito maligno respondeu: "Eu conheço Jesus e conheço Paulo, mas quem são vocês?". O homem possuído pelo espírito maligno saltou em cima deles e os atacou com tanta violência que fugiram da casa, despidos e feridos. A notícia do ocorrido se espalhou rapidamente por toda a cidade de Éfeso, tanto entre judeus como entre gregos, e sobre eles veio um temor reverente, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido. Muitos dos que creram confessaram suas obras pecaminosas. Vários deles, que haviam praticado feitiçaria, trouxeram seus livros de encantamentos e os queimaram publicamente. O valor dos livros totalizou cinquenta mil moedas de prata. Assim, a mensagem a respeito do Senhor se espalhou amplamente e teve efeito poderoso.
Os deuses Romanos:
A cidade de Listra era uma cidade localizada na antiga região da Licaônia e que passou a fazer parte do sul da província romana da Galácia, depois que esta província veio a ser ampliada, provavelmente na época de Augusto. Situava-se a cerca de 30 km a sul de Icônio, a atual Cônia na Turquia.
Eles eram adoradores dos deuses Júpiter e Mercúrio que eram o equivalente aos deuses Zeus e Hermes para os gregos.
Mitologia: Mercúrio era filho de Júpiter e de Maia, uma das Plêiades. Fora o deus da eloquência, do comércio e dos ladrões; além disso, era o mensageiro dos deuses, em especial de Júpiter, que lhe pôs asas na cabeça e nos calcanhares, para poder executar as suas ordens com maior rapidez; e era grande conhecedor de música.
Por causa da cura milagrosa do paralítico, os habitantes de Listra pensaram que os dois missionários Paulo e Barnabé fossem a encarnação dos deuses pagãos Júpiter e Mercúrio (Atos 14:11-13).
O Deus de Paulo foi capaz de mudar a vida de um paralítico de nascença, coisa que outros desuses nunca seriam. Quando temos nossa fé e consciência fraudada pelo engano, até o que Deus faz pode ser atribuído a ídolos ou até mesmo a demônios.
NÃO RECEBA A GLORIA QUE PERTENCE EXCLUSIVAMENTE A DEUS
Muitas pessoas tem sido seduzidas a receberem elogios, honrarias, prestígios e até mesmo riquezas, simplesmente por terem sido alcançados pela misericórdia de Deus, cuidado você pode está mexendo com fogo. Não receba a gloria que só pertence a Deus.
Atos 14:12-18 Concluíram que Barnabé era o deus grego Júpiter, e Paulo, o deus Mercúrio, pois era ele quem proclamava a mensagem. O sacerdote do templo de Júpiter, que ficava na entrada da cidade, trouxe touros e coroas de flores até as portas da cidade, pois ele e a multidão queriam oferecer sacrifícios aos apóstolos. Quando Barnabé e Paulo ouviram o que estava acontecendo, rasgaram as roupas e correram para o meio do povo, gritando: "Amigos, por que vocês estão fazendo isso? Somos homens como vocês! Viemos lhes anunciar as boas-novas, para que abandonem estas coisas sem valor e se voltem para o Deus vivo, que fez os céus e a terra, o mar e tudo que neles há. No passado, ele permitiu que as nações seguissem seus próprios caminhos, mas nunca as deixou sem evidências de sua existência e de sua bondade. Ele lhes concede chuvas e boas colheitas, e também alimento e um coração alegre". Apesar dessas palavras, Paulo e Barnabé tiveram dificuldade para impedir que o povo lhes oferecesse sacrifícios.
Os romanos conheciam seus falsos deuses, e a eles devotavam suas vidas, eles sabiam que Júpiter tinha seu filho Mercúrio como mensageiro de suas vontades e desejos aos homens. Paulo e Barnabé chega a cidade como mensageiros do único e verdadeiro Deus YAHWEH, que enviou seu filho Messias YESHUA HAMASHYA como mensageiro aos homens.
João 3:16-21 "Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Deus enviou seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para salvá-lo por meio dele. "Não há condenação alguma para quem crê nele. Mas quem não crê nele já está condenado por não crer no Filho único de Deus. E a condenação se baseia nisto: a luz de Deus veio ao mundo, mas as pessoas amaram mais a escuridão que a luz, porque seus atos eram maus. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima dela, pois teme que seus pecados sejam expostos. Mas quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que outros vejam que ele faz a vontade de Deus".
O Deus e seu filho que Paulo apresentou na cidade de Listra em Roma, são os mesmos que hoje estamos cultuando com nossos corações totalmente rendidos. Sejamos agradecidos, e demos a Deus e seu filho Yeshua Hamashya, toda honra, gloria e louvor que lhes são devidas.
Por Pr Jéferson Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário