Todos almejamos ser e fazer parte de uma igreja abençoada e abençoadora. Acontece que o conceito de igreja abençoada varia muito: Alguns vão considerar que uma igreja abençoada é aquela que tem muitos membros; poder aquisitivo alto; propriedade majestosa; outros uma igreja que tem programas de rádio e televisão; outros, uma igreja repleta de manifestações espirituais, curas, milagres etc. Podendo ser chamada de UMA IGREJA GRANDE.
Em Atos 9:31, temos aquilo que podemos chamar de marcas essenciais de uma GRANDE IGREJA realmente abençoada e abençoadora:
Atos 9:31 Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samária, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava.
Se há uma ênfase exagerada no meio evangélico é sobre o crescimento da igreja. Sacraliza-se métodos e abusa-se dos meios: meios de comunicação, igreja com múltiplas atividades, igreja com propósito, curas, etc. E as igrejas incharam e adoeceram, mas não cresceram. Aumento de número de membros não significa necessariamente crescimento.
– O evangelista Lucas, que era médico, descreve num só versículo em Atos dos Apóstolos (9:31). A verdadeira receita do crescimento da Igreja em qualquer situação: "Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samária, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava."
RECEITA PARA QUE VOCÊ SE TORNE UMA GRANDE IGREJA EM 2022
1. Uma Grande Igreja é aquela que tem a PAZ – A palavra grega usada aqui para PAZ é Eirene. A paz aqui não é ausência de conflito, mas a capacidade de não se deixar abalar por eles. Tinham paz "apesar das diferenças e das perseguições", sendo uma comunidade de relacionamentos saudáveis, onde os irmãos apesar de suas diferenças conseguem conviver em paz. Essa paz é um fruto do Espirito Santo na vida da igreja. Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
2. Uma Grande Igreja é aquela que é Edificada em Cristo – “Eram edificados ou estavam sendo edificados” – Gr. Oikodomeo – Construir uma casa; erigir uma construção; reconstruir; reparar; restaurar; promover crescimento. A igreja é um lugar onde cada membro tem como alvo a edificação do outro.
Uma Grande Igreja é uma igreja em processo de restauração, desenvolvimento e crescimento espiritual. Cada membro esta comprometido em edificar uns aos outros. Além disso, essa edificação é feita sobre a rocha que é Cristo; Uma Grande Igreja abençoada e abençoadora é uma igreja Cristocêntrica, que busca edificar-se uns aos outros. 1 Tessalonicenses 5:11 Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.
3. Uma Grande Igreja é aquela que “anda no temor do Senhor" - Sabemos que o Temor do Senhor é o principio da sabedoria ( Prov. 1:7) É a partir dele que desenvolvemos um jeito sábio de viver - Provérbios 14:27 “O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte.”
Mas o que de fato significa andar no temor do Senhor? Será que é ter medo de Deus e dos seus juízos? Creio que o Sentido vai além de medo, tem a ver com reverência, honra que resulta em obediência.
O medo simplesmente não se verte em mudança de conduta ou obediência, pois se assim fosse, o diabo e seus anjos seriam os mais obedientes da terra uma vez que além de crerem ainda estremecem (ficam tomados de pavor) Tiago 2:19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
Creio Andar no temor do Senhor implica em pelo menos duas coisas:
1- Ter uma visão integral de Deus sabendo que Ele é amor, mas também é justiça. É estar ciente a respeito das duas facetas de Deus apresentadas na Bíblia que não se opõem, mas se complementam. O mesmo Deus de graça e amor é também um Deus de Juízo que não se deixa zombar (Gl 6:7; hebreus 10.31; 12:29) etc.
2- Ter um estilo de vida, um jeito de viver que honra a Deus e que demonstra respeito e reverencia para com seus princípios e mandamentos (Palavra). É aquele que reconhece o Senhor em todos os seus caminhos (Prov. 3:6 )
4. Uma Grande Igreja é aquela que é auxiliada pelo Espirito Santo
A palavra grega usada para “Auxiliadas" é paraklesis que significa: exortação, encorajamento, consolação, conforto, instrução.
É inegável e imprescindível a ação do Espirito Santo na igreja. Sem ela não há conversão, pois é Ele quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8); É ele quem abre nossos olhos nos guiando a toda a verdade de Deus (João 16:13); É ele que proporciona comunhão com o Pai, santificação, edificação e transformação de vida.
"Quando o espirito Santo deixa de atuar na igreja ela se torna árida, sem brilho, sem unção, sem alegria, sem conforto, sem disciplina, sem amor, carnal, sem a vitalidade de Deus, enfim sem vida!"
Mas o que pode atrapalhar a ação do Espirito em uma igreja?
Enumeramos pelo menos três coisas:
1-Pecados ocultos ou não confessados;
2-Espiritualidade fria ou morna;
3-Carnalidade, disputas, Orgulho e auto-suficiência;
Quando uma ou mais destas coisas estão presentes na igreja ocorre o entristecimento do Espirito Santo (Efésios 4:30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção). E isso resulta em um esfriamento de sua ação na vida da Igreja (1 Tessalonicenses 5:19 Não extingais o Espírito).
A consequência disso é uma igreja que ainda que esteja cheia de pessoas, estará vazia de comunhão e do amor de Deus. Ainda que pregando a Palavra, não presenciará conversões e mudanças genuínas de vida.
Ainda que envolvida em um ativismo religioso frenético, não promoverão a expansão do Reino de Deus na Terra. Ainda que imponente, não representarão ameaça para o Inferno.
Ainda que Rica financeiramente, estará pobre e miserável espiritualmente. Esta mensagem é para todos nós, pois somos a igreja!
Uma Grande Igreja se multiplica - É comum ouvirmos as pessoas falarem que não se mede a saúde espiritual de uma igreja pelo “fator quantidade” e sim pelo “fator qualidade” de membros, entretanto não é possível conceber a ideia de uma igreja saudável e que tenha qualidade que não cresça.
Sabemos que a igreja do primeiro século passou de um pequeno grupo de irmãos no cenáculo a uma igreja grande em diferentes províncias e povoados do mundo antigo. Isto se deu porque a “cada dia acrescentava o Senhor a igreja os que haviam de ser salvos” Atos 2:47b.
Em um primeiro momento podemos ter a errônea dedução de que o crescimento da igreja é de responsabilidade do Senhor apenas. Se assim o fosse, não haveria igrejas pequenas e outras tantas que estão fechando as portas. Acontece que o crescimento de uma igreja esta na parceria entre nós e o Espírito Santo.
Fazemos nossa parte em obediência à grande comissão confiada a igreja que é compartilhar o Evangelho, Testemunhar de Jesus, fazer discípulos isto é, pregar a palavra confiados de que a “fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus” Rom 10.17, e que o Espírito Santo fará o que não podemos fazer: salvar o homem convencendo-o do pecado, da justiça e do juízo.
Assim, devemos refletir nas seguintes questões:
A - Por que nossa igreja não esta crescendo ou pelo menos, não na medida em que poderia?
B - Onde esta a falha: na ação do Espírito ou em nossa negligencia em cumprir o chamado?
C - Na pregação ministrada nos cultos ou na ausência de pessoas para ouvir a mensagem salvífica de Jesus?
Que possamos atentar para o fato de que uma igreja saudável “se multiplica”, ou seja, seus membros geram outros membros que por sua vez gerarão outros membros e assim por diante. Que tristeza é sofrer de “esterilidade espiritual” ao longo de tantos anos sem nunca ter trazido uma vida a Jesus!
Perceba que o crescimento numérico saudável é consequência da aplicação das ações praticadas pela Grande Igreja Primitiva.
Que o Senhor continue abençoando sua amada igreja e que os irmãos de fato sejam uma Grande Igreja abençoada e abençoadora!
Nenhum comentário:
Postar um comentário