Estamos dispostos a lutar pela verdade, ou estamos contaminados pelo sentimento de mentira e engano que dominam a mentalidade deste século?




Por que o livro de Atos dos Apóstolos é tão significativo e importante para todos os cristãos? Porque ele registra o cumprimento e surgimento da Comunidade Cristã (Igreja), que revelaria ao mundo os planos de Deus para a humanidade.

Quando somos reposicionados pelo Espirito Santo em nossa maneira de viver, no momento em que somos batizados nas águas. Nos tornamos novas criaturas e há um novo nascimento em fé, esperança e amor para servirmos a Deus.

Tudo que é conquistado no reino celestial provêm do Espirito de Deus, agindo de forma direta e indireta em nossas vidas. Isso não é conquistado por méritos, muito menos por dinheiro.

Existem muitas pessoas que por diversas razões, não passaram pelo novo nascimento por meio do batismo, e isso poder ser muito prejudicial para a pessoa que vive desta forma.

Existem três casos em Atos dos Apóstolos de pessoas batizadas, porém que revelam intenções espúrias (falsas) quando colocadas à prova.

  • O primeiro caso foi o de Ananias e Safira (Atos 5), que acabaram mortos por terem mentido ao Espírito. Eu particularmente acredito que eles eram realmente salvos, daí terem recebido uma disciplina tão severa de Deus. É o que a Bíblia chama de "pecado para a morte", algo que um cristão faz que o torna inidôneo (impróprio) para continuar no mundo como testemunha de Cristo.
  • O segundo caso foi o dos cristãos gentios que murmuravam contra os hebreus convertidos porque as viúvas dos que eram gentios estavam sendo negligenciadas no recebimento de recursos (Atos 6). Embora a murmuração deles possa parecer legítima, nunca vemos ser esta uma atitude que é segundo a piedade que encontramos em Cristo.
  • O terceiro caso foi o de Simão, o mago. O que há de comum nos três casos? Dinheiro.

Simão quis pagar pelo poder de conceder o Espírito a quem ele bem entendesse, obviamente cobrando por isso como costumava fazer com sua prática de mago. Enquanto o pecado de Ananias e Safira envolviam o orgulho, por desejarem parecer mais generosos do que eram, o de Simão foi a primeira tentativa de transformar o cristianismo em um negócio lucrativo.

Infelizmente em poucos séculos esse negócio estaria arraigado no cristianismo por meio do catolicismo por meio das penitências, depois pelo protestantismo e mais recentemente pelas religiões neo-pentecostais. O elemento comum em todos os casos é o desejo do homem em transformar em algo pago -- seja por dinheiro, boas obras ou penitências -- aquilo que Deus concede de graça.

Para os mercadores da fé da atualidade continua valendo a forte repreensão feita a Simão:

Atos 8:14-25 Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samária haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. Quando Simão viu que pela imposição das mãos dos apóstolos se dava o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos, receba o Espírito Santo. Mas disse-lhe Pedro: Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus. Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; pois vejo que estás em fel de amargura, e em laços de iniquidade. Respondendo, porém, Simão, disse: Rogai vós por mim ao Senhor, para que nada do que haveis dito venha sobre mim. Eles, pois, havendo testificado e falado a palavra do Senhor, voltando para Jerusalém, evangelizavam muitas aldeias dos samaritanos.
"A Comunidade Crista não foi criada por Deus para exaltar pessoas nem promover enriquecimento, mas cumprir a vontade de Jesus em gerar Vidas para Deus."
Quando os Apóstolos souberam de como a Cidade de Samaria tinha recebido a palavra de Deus com alegria e fé, logo enviaram dois dos Apóstolos para confirmarem o surgimento da primeira Comunidade Cristã entre os Samaritanos.

Os Apóstolos Pedro e João foram os primeiros líderes a oficializar aquela Comunidade Cristã por meio do Espirito Santo de Deus.

Atos 8:14-17 Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samária haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.

O que mais nos surpreende é que anteriormente o Evangelista João tinha desejado a destruição dos Samaritanos por meio da ira de Deus. Lucas 9:51-56 E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém. E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada, Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia.
"Somos como instrumentos nas mãos de Deus, e enquanto não estivermos prontos para sermos usados nada irá acontecer."
Só quando João amadureceu em fé, se tornou num instrumento de canalização do Espirito Santo.


1. AS APARENCIAS ENGANAM

Andar com Cristão, falar como cristão, se vestir como cristão, participar de atos de fé ou até mesmo se declarar como cristão, não quer dizer que seja um Cristão.

Simão o mago viu e ouviu tudo como os demais Samaritanos, entretanto sua conversão não foi genuína, sua natureza não foi mudada, seu coração permanecia o mesmo.

Atos 8:18,19 Quando Simão viu que pela imposição das mãos dos apóstolos se dava o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos, receba o Espírito Santo.


2. ADVERTÊNCIA CONTRA A GANANCIA E A FALSIDADE RELIGIOSA

A ganância e o desejo de riquezas são armadilhas que trazem ruína e destruição. “Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males”, e os cristãos são advertidos: “nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza” (veja 1 Timóteo 6:9-10, 17-18).

A cobiça, ou ter um desejo excessivo ou ganancioso por mais, é idolatria. Efésios 5:5 diz: "Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus." O princípio a ser lembrado está contido em Hebreus 13:5: “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.”

Atos 8:18-23 Quando Simão viu que pela imposição das mãos dos apóstolos se dava o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos, receba o Espírito Santo. Mas disse-lhe Pedro: Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus. Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; pois vejo que estás em fel de amargura, e em laços de iniquidade.


3. UM CHAMADO AO ARREPENDIMENTO

Atos 8:24 Respondendo, porém, Simão, disse: Rogai vós por mim ao Senhor, para que nada do que haveis dito venha sobre mim.

O que leva o homem ao arrependimento?

É por meio do Evangelho que nós somos ensinados que Deus enviou Jesus Cristo para nos tirar da morte para a vida, do pecado para a justiça, do império das trevas para o Reino de Deus. A mensagem de Deus é sempre mostrando a sua bondade para com o ser humano. E é essa bondade que leva o homem ao arrependimento.

Arrependimento é o meio que nos foi dado para nos libertarmos de nossos pecados e recebermos o perdão por eles. O pecado atrasa o progresso espiritual e pode até pará-lo completamente. O arrependimento torna possível que cresçamos e nos desenvolvamos espiritualmente de novo.


O que é o verdadeiro arrependimento?

O verdadeiro arrependimento produz abandono do pecado.  Ou seja, a pessoa nunca se limpará de verdade enquanto não deixar de cometer aquilo que é errado aos olhos de Deus. É certo que pode acontecer de a pessoa pedir perdão enquanto está verdadeiramente TENTANDO abandonar o pecado.

Você sabe o que aconteceu com Simão depois do versículo 24?

A resposta a essa pergunta é mais do que um mero detalhe na Bíblia. É a chave para entender o perigo da heresia e da falsa espiritualidade que afligem a cultura popular do século 21, e que tem contagiado a “erudição” bíblica ultraliberal corrente.

A História registra que o mesmo Simão retornou anos depois como um líder de culto herético que apareceu durante o desenvolvimento da igreja primitiva e fundou uma seita pseudo-cristã rival. Os primeiros pais da igreja que escreveram em defesa do verdadeiro Evangelho depois da morte dos apóstolos, dos quais alguns foram até martirizados por isso, relataram extensivamente sobre Simão, o Mago.

Atos 13:4-12 E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador. E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus, O qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus. Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul. Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele, Disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor? Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão. Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor.


A MENTIRA E O ENGANO SURGEM QUANDO NÃO HÁ O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO

  • Irineu atribuiu a ascensão do gnosticismo herético a Simão, o qual descreveu como um propagador do falso conhecimento (o gnosticismo enfatiza a obtenção esotérica do “conhecimento secreto” de Deus).
  • Justino Mártir condenou os ensinos de Simão. 
  • Hipólito relatou que Simão criara uma vasta filosofia gnóstica e que tentara imitar a ressurreição de Cristo, sendo sepultado vivo, com a promessa de ressuscitar três dias depois. Entretanto, as coisas finalmente acabaram mal para ele quando o “milagre” fracassou.

Jesus lutou pela verdade, os Apóstolos e cristãos primitivos também lutaram pela verdade. E nós? Estamos dispostos a lutar pela verdade, ou estamos contaminados pelo sentimento de mentira e engano que dominam a mentalidade deste século?

João 8:32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário