AMIGOS! SERÁ QUE AINDA EXISTEM?




Não muito tempo atrás existia um tempo em que as pessoas cultivavam boas e duradouras amizades, amizades sinceras que desenvolviam nosso caráter. Quanta saudade desse tempo.

A sociedade criou um ditado que diz: "é melhor ter amigos na praça que dinheiro na caixa, isso é uma grande verdade!"

Na hora da adversidade podemos contar com o apoio de bons amigos, você se lembra de algum amigo que esteve ao seu lado em algum momento difícil de sua vida? Como esta sua relação com essa pessoa hoje?

A bíblia diz que: O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. Provérbios 17:17

Uma amizade verdadeira é um tesouro na vida de qualquer pessoa. Deus coloca os verdadeiros amigos na nossa vida para serem uma bênção e para nos ajudarem a caminhar com o Senhor.

O nosso grande exemplo de amizade é Jesus, que deu a Sua vida por nós, para nos salvar de uma separação eterna de Deus.

Mas também precisamos ter cuidados com quem se dizem ser nossos amigos. Um amigo não se incomoda de falar a verdade desde que sirva para alertar sobre algum perigo. Já um falso amigo não medirá esforços para conseguir o que quer de você, mesmo que isso te leve ao perigo.

O que a Bíblia diz sobre termos cuidados com os falsos amigos?

  • Provérbios 13:20 - O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.
  • Provérbios 27:5,6 - Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos.
  • 1 Coríntios 15:33 - Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.

Toda e qualquer amizade tem que ser provada pelo amor fraternal, nada nem ninguém é capaz de suportar os desafios da amizade sem antes ter passado pelo teste do amor fraternal.

Mas o que é o amor fraternal?

O amor fraternal é literalmente o amor experimentado por irmãos. Mas na Bíblia o amor fraternal significa um sentimento de bondade e afeição que vai além dos laços sanguíneos. O amor fraternal enfatizado nos textos bíblicos caracteriza o relacionamento dos verdadeiros cristãos que através de sua união com Cristo são recebidos por Deus em sua família.

O amor fraternal que encontramos por meio de Jesus Cristo, promove o amor sem interesses no meio daqueles que se tornaram irmãos em Cristo Jesus.

A Bíblia narra a História de um determinado jovem religioso que por acreditar defender sua fé de uma possível Seita Herética levou medo, sofrimento e morte aos que passaram a acreditar em Jesus Cristo. Seu nome era Saulo que posteriormente o conheceríamos por Paulo o grande missionário.

>Encontramos duas vertentes que podemos analisar nesta passagem:

A. A AMIZADE QUE JESUS TEM COM SUA IGREJA E COM OS QUE FORAM SALVOS POR ELE

B. A AMIZADE QUE ATRAVÉS DE JESUS PODEMOS ENCONTRAR NA NOVA VIDA CRISTÃ


Atos 9:1-9 E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. 
E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.
E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.

Essa é uma das passagens bíblicas mas impactantes que podemos encontrar nas sagradas escrituras. Aqui vemos um homem movido por um sentimento de intolerância religiosa, de tal forma que foi capaz até de matar por se sentir dono da razão.

Sua perseguição aos novos cristãos que eram conhecidos inicialmente por OS DO CAMINHO, o levou a uma experiência sobrenatural jamais provada por Saulo/Paulo. A CRISTOFANIA, ou seja, a manifestação de Jesus Cristo transformou inteiramente a vida de Paulo. Você também já teve sua vida transformada por Jesus Cristo?


1. A AMIZADE QUE JESUS TEM COM SUA IGREJA

Atos 9:3-5 - E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

Aqui vemos claramente a relação de amizade e comprometimento que Jesus tem com sua igreja, os salvos, sem dúvida alguma a igreja tem o maior e melhor amigo.

João 15:13 - Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

Quem luta contra a Comunidade Cristã, luta contra Jesus, pôs são uma só!


2. A AMIZADE QUE ATRAVÉS DE JESUS PODEMOS ENCONTRAR

Atos 9:6-8 E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.

Quando somos envolvidos pela revelação de Jesus Cristo, ainda que não tenhamos amigos Deus sempre nos aproximará de pessoas que possam nos ajudar.

Paulo num estado de cegueira, sem poder tomar uma direção si quer, foi ajudado por seus companheiros que assim como Paulo ainda estavam atônitos com tudo que ouviram.

Os verdadeiros amigos sempre serão aqueles dispostos a obedecerem a Deus juntos com você. Seus verdadeiros amigos são aqueles que se alegraram em ver sua conversão e te ajudarão a permanecer no caminho.

Conclusão:

A amizade é uma grande bênção de Deus! O bom amigo partilha momentos bons e está pronto para ajudar nas horas mais difíceis. Juntos, os amigos são mais fortes. Devemos sempre valorizar uma boa amizade.

Nosso maior amigo é Jesus. Ele nos ama tanto que até morreu por nós! Jesus morreu na cruz para reconciliar nossa amizade com Deus. O Amor de Deus entra em nosso coração e afeta as amizades com outras pessoas.

Agradeça a Deus hoje por seus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário