O que define um ser humano é sua personalidade, seu caráter, seus pensamentos, vontades e atitudes. Tudo isso define e expressa a essência de um ser humano. Todos devem ter esse direito garantido. Mas o que fazer quando toda essa liberdade de expressão se chocam? Quando dois pensamentos diferentes se cruzam no mesmo ambiente?
A liberdade de expressão é uma das grandes conquistas do movimento Iluminista, liderado por liberais, como John Locke, John Stuart Mill e Voltaire.
Há um amplo debate sobre os limites da liberdade de expressão.
Há quem defenda que a liberdade de expressão seja analisada a partir de um direito natural, tal como o direito à vida, precedendo qualquer constituição. Afinal, indivíduos devem ter o direito de se expressar independentemente de credo, opinião política e ideologias.
Já outros grupos acreditam que manifestações ofensivas e opiniões que sejam consideradas “discursos de ódio” não devam ter espaço na sociedade moderna.
Em diversos países essa discussão assume posições diferentes.
Nos Estados Unidos, as restrições à liberdade de expressão são quase nulas. Incitação a crimes, difamação contra o Estado e obscenidades não são protegidas sob a 1ª Emenda da Constituição, mas não há restrições a discursos de ódios.
Já, no Reino Unido, a liberdade de expressão “pode estar sujeita a condições, restrições ou penalidades”. Há leis que proíbem discursos de ódio, que incluem ameaças, além da proibição de discursos que incitam racismo, intolerância religiosa, homofobia, terrorismo, ou coloquem em risco a segurança pública.
Na Alemanha, a constituição garante a liberdade de expressão, mas exclui a disseminação de mentiras factuais. Outras restrições à expressão procuram coagir difamações, discurso de ódio, incitação a crimes, extremismo político e religioso, com especial foco a questões relacionadas ao nazismo, como negação do holocausto e o uso de suásticas.
E no Brasil?
A liberdade de expressão é garantida no Artigo 5º da Constituição Federal, que diz que “é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato”. e no art. 220 que veda “toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.”
A pergunta que precisamos fazer a nós mesmos é até quando nossos direitos serão preservados? Como Cristão, você se sente livre, ou confortável para falar de Jesus sem se sentir constrangido ou ameaçado. Graças a nossa constituição ainda podemos afirmar que sim. Mas até quando?
Em alguns países não há a mesma liberdade que temos aqui no brasil, para expressar publicamente sua fé em Cristo Jesus, sem que seja agredidos, ameaçados e até mesmo mortos, por serem considerados intolerantes e praticarem discurso de ódio.
Como Cristãos o que podemos aprender com a Bíblia sobre ameaças por liberdade de Expressão?
No livro de Atos 4:23-31 destacamos (3) Três Atitudes que podemos tomar quando nos sentirmos ameaçados por expressarmos nossa fé em Jesus Cristo.
Uma vez soltos, Pedro e João procuraram os irmãos e lhes contaram tudo o que os principais sacerdotes e os anciãos lhes tinham falado.
Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: — Tu, Soberano Senhor, fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há!
Disseste por meio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: “Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs?
Os reis da terra se levantaram, e as autoridades se juntaram contra o Senhor e contra o seu Ungido.”
— Porque de fato, nesta cidade, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, se juntaram contra o teu santo Servo Jesus, a quem ungiste, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram.
Agora, Senhor, olha para as ameaças deles e concede aos teus servos que anunciem a tua palavra com toda a ousadia, enquanto estendes a tua mão para fazer curas, sinais e prodígios por meio do nome do teu santo Servo Jesus.
Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com ousadia, anunciavam a palavra de Deus.
1º NÃO COMPARTILHE SEUS PROBLEMAS COM PESSOAS QUE NÃO CONHECEM SEUS DESAFIOS.
Atos 4:23 - Uma vez soltos, Pedro e João procuraram os irmãos e lhes contaram tudo o que os principais sacerdotes e os anciãos lhes tinham falado.
Algumas pessoas vivem compartilhando em suas redes sociais, amigos e em algumas vezes até desconhecidos, tudo o que lhe acorre. Isso não é sábio nem irá lhe ajudar em nada.
Compartilhe suas lutas, seus desafios, as ameaças recebidas com pessoas que conheçam sua história, que saibam o que você sente, que tenha conselhos que possam te aproximar a Deus.
2º NÃO REVIDE AS AMEAÇAS OU AGREÇÔES.
Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: — Tu, Soberano Senhor, fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há!
Disseste por meio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: “Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs?
Os reis da terra se levantaram, e as autoridades se juntaram contra o Senhor e contra o seu Ungido.”
— Porque de fato, nesta cidade, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, se juntaram contra o teu santo Servo Jesus, a quem ungiste, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram.
Os Apóstolos Pedro e João não revidaram as ameaças nem procuraram vingança, muito menos, desejaram o mal aos seus acusadores, eles fizeram o que eu e você precisamos aprender a fazer: ORAR! Ore falando com Deus, deixe que O Senhor resolva tudo.
3º NÃO PERCA O FOCO E CONTINUE NA PRESENÇA DE DEUS
Agora, Senhor, olha para as ameaças deles e concede aos teus servos que anunciem a tua palavra com toda a ousadia,
enquanto estendes a tua mão para fazer curas, sinais e prodígios por meio do nome do teu santo Servo Jesus.
Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com ousadia, anunciavam a palavra de Deus.
Muitos quando se sentem ameaçados, chegam pedir a Deus que caia fogo do céu e destrua seus inimigos, essa é uma oração que Deus chamas responderá, antes o que devemos fazer é: Orar por eles, não orar contra eles.
Mateus 5:43-48 — Vocês ouviram o que foi dito: “Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo.”
Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para demonstrarem que são filhos do Pai de vocês, que está nos céus. Porque ele faz o seu sol nascer sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.
Porque, se vocês amam aqueles que os amam, que recompensa terão? Os publicanos também não fazem o mesmo?
E, se saudarem somente os seus irmãos, o que é que estão fazendo de mais? Os gentios também não fazem o mesmo?
Portanto, sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu.
Como Cristãos e discípulos de Jesus estamos debaixo de sua autoridade, e fomos comissionados a vivermos como Ele viveu. Quando Jesus nos salvou também nos designou para enfrentarmos os desafios neste mundo, mas certos que temos uma eternidade esperando por nós.
Se vivermos segundo a nossa própria vontade, caminharemos para a morte; mas, se, vivermos pelo Espírito, mortificarem os feitos do corpo, e certamente viveremos para a vida eterna.
Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são nascidos de Deus e recebem sua adoção.
Em Jesus Cristo não recebemos um espírito de escravidão, para vivermos atemorizados, mas recebemos o Espírito de adoção, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai.”
JESUS SOFREU AMEAÇAS E NÓS TAMBEM SOFREREMOS
O próprio Espírito de Deus confirma ao nosso espírito que somos seus filhos. E, se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, com ele sofremos, para que também com ele sejamos glorificados.
Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
O CATIVEIRO DA CORRUPÇÃO
A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus.
Pois a criação está sujeita à vaidade, não por sua própria vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
A CORRUPÇÃO OPRESSORA DO MUNDO
Sabemos que toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora.
E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.
MANTENDO VIVA A ESPERANÇA
Porque na esperança fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança. Pois quem espera o que está vendo?
Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
Da mesma maneira, também o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza.
APRENDA A CONFIAR NA VONTADE DE DEUS
Não sabemos orar como convém, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Culto da Família dia 26 Set 21
Mensagem ministrada pelo
Pr Jeferson Pereira

Nenhum comentário:
Postar um comentário