Desde a queda da humanidade pelo pecado (rebeldia), Deus vem buscando reatar o relacionamento com o ser humano, não por que Ele precisa, mas sim, por que nós precisamos.
Deus não tem prazer em ver sua criação perdida e destruída, por aquele que se tornou adversário de Deus e de toda sua criação. Por isso o próprio Deus escolhia e constituía porta vozes Dele aos homens. Hebreus 1:1 - Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas.
PORTA VOZ DE DEUS
No processo de resgatar e salvar a humanidade da consequência do pecado, Deus instituiu profetas para que fossem a voz de sua boca aos homens, com o propósito de orientar, instruir e santificar sua criação. O Maior dos profetas, se chama Moisés, pelo qual Deus o fez libertador e legislador, por ele veio as leis que tem sido observadas e obedecidas por todo mundo até hoje.
Números 12:4-8 - Logo o Senhor disse a Moisés, e a Arão, e a Miriã: Vós três, saí à tenda da congregação. E saíram eles três. Então, o Senhor desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda; depois, chamou a Arão e a Miriã, e eles se apresentaram. Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o Senhor, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do Senhor; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?
Os Judeus que tem sua origem Habraâmica, receberam e aceitaram Moisés como a boca de Deus e se firmaram em suas leis e ensinamentos, tornando-o uma figura quase que idolatrada por alguns. Sua referência para alguns anula até mesmo o cumprimento de todas as profecias e promessas a cerca de Jesus. Interferindo assim no plano original de Deus para salvação da humanidade por intermédio de Jesus Cristo.
MOISÉS NÃO É MAIOR QUE JESUS
Certamente você sabe que nem todo que cumpri uma determinada ordem, tem em sua natureza a obediência desta ordem. Nossa salvação não estar condicionada ao cumprimento da lei, e sim, pela obediência as leis criadas por Deus. Quando fomos achados por Jesus, o cumprimento da lei ocorreu em nossas vidas, já que Jesus foi o único capaz de cumprir e obedecer fielmente os mandamentos.
Sem Jesus o único capaz de cumprir toda a lei, estaríamos sujeitos ao castigo pela rebeldia e desobediência. Hebreus 2:1-3 - Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram.
JESUS É MAIOR QUE TODA LEI E PROFETAS
Hebreus 1:2,3 - Nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas.
Não sabemos ao certo a autoria desta epístola, porem há muitas indicações que tenha a participação direta do Apostolo Paulo aos Hebreus, para incentivar os membros judeus da Igreja a manter sua fé em Jesus Cristo e não voltar a seus antigos caminhos (ver Hebreus 10:32–38). Sob a pressão de várias aflições, muitos desses judeus cristãos estavam aparentemente se afastando da Igreja e voltando para a relativa segurança da adoração judia na sinagoga (ver Hebreus 10:25, 38–39). Paulo desejava mostrar a esses judeus cristãos que a lei de Moisés por si mesma indicava Jesus Cristo e a Sua Expiação como a verdadeira fonte de salvação.
Por esta razão a bíblia nos aponta ao menos Sete declarações que confirmam a superioridade, majestade e poder de Nosso Senhor Jesus Cristo:
1. JESUS CRISTO É HERDEIRO DE TODAS AS COISAS: Efésios 1:20-23 o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.
2. JESUS CRISTO É O AGENTE DA CRIAÇÃO: João 1:3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
3. JESUS CRISTO É A REVELAÇÃO DA LUZ QUE ERRADIA DE DEUS: 1 João 1:5 Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.
4. JESUS CRISTO É A REVELAÇÃO DA VERDADEIRA NATUREZA DE DEUS: 2 Coríntios 4:4 - nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
5. JESUS CRISTO É O PODER DA PALVRA QUE SUSTENTA O UNIVERSO: Colossenses 1:17 - Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.
6. JESUS CRISTO É O SACERDOTE QUE OFERECEU A SI MESMO COMO SACRÍFIO PARA PURIFICAÇÃO DOS PECADOS: João 1:29 - No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
7. JESUS CRISTO OCUPA O TRONO SOBERANO À DIREITA DE DEUS: Salmos 110:1 - Disse o Senhor ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.
JESUS O SUMO SACERDOTE
Os sacerdotes eram os ministros responsáveis pelos principais atos do culto judaico no tabernáculo e no templo. Eles sacrificavam os animais levados pelo povo, buscando, assim, o perdão divino.
Os sacerdotes eram representantes do povo perante o Senhor. De modo que o Sumo sacerdote era o maior ofício entre os sacerdotes. Diferente dos sacerdotes que representavam o povo perante Deus, o sumo sacerdote representava toda a classe de sacerdotes perante o povo e Deus.
Hebreus 1:3 - Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas.
Após o ritual de sacrifícios para remissão de pecados, apenas o sumo sacerdote se assentava e os sacerdotes permaneciam em pé.
Jesus realizou o perfeito sacrifício em remissão dos pecados e como sumo sacerdote se assentou em seu trono de majestade e justiça. Os sacerdotes que representam os homens permanecem de pé até que Jesus volte e restaure toda a ordem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário