O NOVO NEM SEMPRE É MELHOR QUE O VELHO!


O que seria do NOVO sem o VELHO para estabelecermos padrões, como poderíamos desenvolver algo sem antes termos um protótipo, os padrões da sociedade, da família e de muitas coisas que temos hoje, vem sendo desenvolvidos a partir de padrões anteriores, onde podemos analisar o que deu certo ou errado, e avançarmos para melhorar cada vez mais.

Como por exemplo: O vinho velho é melhor que o novo, alguns moveis velhos são consideravelmente melhores que os novos e por aí vai...

Com a Igreja não é diferente! Temos o padrão da IGREJA PRIMITIVA como protótipo e por ela chegamos até o que somos hoje, mas de alguma forma o resultado, não tem sido o desejado por quem a criou. JESUS CRISTO!


A ORIGEM - O ANTIGO

O Livro de Atos dos Apóstolos, inicia com algo que se contrasta com a Igreja moderna. Os cristãos permaneciam reunidos e ardentemente fies a tudo o que Jesus tinha ensinado. Após sua ressurreição Jesus se apresenta aos seus discípulos e os afirma que eles receberiam o Espirito Santo e sobre sua virtude, homens simples como eu e você realizaria o IDE do Senhor com autoridade e intrepidez.

Logo em seguida algo surpreendente acontece quando todos estavam reunidos comemorando uma festividade que hoje conhecemos por PENTENCOSTES (o nome Pentecostes vem da língua Grega e significa cinquenta dias depois, a saber, da festa da Páscoa. Originalmente, esta festa possuía três nomes hebraicos: festa das Semanas, festa das Colheitas ou Dia das Primícias.). O apostolo Pedro, Homem simples e iletrado pela influencia do Espirito Santo anunciou as verdades do reino de Deus, e a necessidade do arrependimento do nossos pecados, bem como, as virtudes de Jesus e sua missão de salvação aos perdidos e arrependidos. Nesse momento houve algo jamais visto desde então, o arrependimento coletivo de uma multidão de aproximadamente três mil pessoas.

Com isso surge a primeira IGREJA, conhecida até hoje como: A IGREJA PRIMITIVA!

Como era a Igreja Primitiva?

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

Na igreja Primitiva não só os Apóstolos viviam de forma exemplar, como também toda a Comunidade Cristã testificavam da regeneração da alma e do espirito humano por intermédio do Espirito Santo.

Todos mantinham uma vida de oração e santidade. como vemos em: Atos 3:1 - E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. A hora nona corresponde ás 3:00 da tarde.

No momento em que Pedro e João se dirigia á Igreja para orar, um homem coxo desde o ventre de sua mãe, e que todos os dias era levado à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.

DANDO O QUE REALMENTE TEM VALOR

Como sabemos, Pedro era um pescador, nascido em uma comunidade pesqueira em que tudo o que tinha de valor eram suas redes e barcos, e como Apostolo, tudo o que tinha vinha da primeira igreja onde tudo era de todos, sendo assim nada tinha por mais precioso que as virtudes do Espirito Santo e o Poder que há no Nome de Jesus Cristo.

Atos 3:6,7 - E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.

  • Será que não há mais poder no nome de Jesus Cristo, ou somos nós que não temos crido em seu nome?
  • Será que as virtudes do Espirito Santo foi exclusivamente para a igreja primitiva, ou somos nós que vivemos diferente dos Cristãos primitivos?

O Poder do nome de Jesus não mudou, as Virtudes do Espirito Santo não mudou, quem mudou fomos nós! É tempo de voltarmos a viver e testificar o poder e as virtudes que está disponível para quem crê!


APRENDENDO COM A IGREJA PRIMITIVA

Quando vivemos em oração e santidade, impactamos vidas e glorificamos á Deus! Até uma simples ida a igreja pode ser uma grande oportunidade para glorificarmos a Deus.

Imagine você saindo da rua onde você mora em direção a igreja, trabalho ou resolver alguma necessidade, encontrar alguém caído no chão enfermo ou até mesmo embriagado, ou uma pessoa depressiva, ou uma pessoa desesperada sem saber o que fazer. O que os cristãos da igreja primitiva faria? Agora o que você faria?


Atos 3:8-11 - E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus; E conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera. E, apegando-se o coxo, que fora curado, a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao alpendre chamado de Salomão.


AS ATITUDES VEM ANTES QUE AS PALAVRAS

Os cristãos primitivos não buscavam fama, não buscavam curtidas nem likes, tudo o que eles queriam eram glorificar a Deus, cumprir o Ide e perseverar no ensino da Palavra, na oração e na comunhão.


Atos 3:12-15 - E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem? O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto. Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida. E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.

Como Igreja Moderna, temos uma divida e um compromisso com a Igreja Primitiva. Somos o que somos e temos o que temos, porque tivemos exemplo para seguir.

Que Deus nos desperte como IGREJA. Pôs já fomos revestidos pelo Espirito Santo e já temos o poder proeminente do Nome de Jesus para libertar, curar, e estabelecer o Reino de Deus em nosso lar, vizinhos, cidade e nação.








Nenhum comentário:

Postar um comentário