Pai que gera e Pai que cria! Qual desses é Você?

Poster Pai Adjetivos | Touts em 2020 | Frases motivacionais, Dia ...
Alguns Pais são esportistas. Outros fazem o gênero intelectual. Há até aqueles jeitosos, que sabem consertar tudo. Seja qual for o perfil, porém, uma coisa os pais têm em comum: eles são o modelo no qual os filhos - tanto os meninos quanto as meninas - espelham-se por toda a vida. 

Expressões do tipo "tal pai, tal filho" e "ele é a cara do pai" são evidências da importância da figura paterna na estrutura da família. Em qualquer endereço de qualquer cidade ou aldeia de qualquer país, eles são alvo da maior das homenagens.

Existem entre os diversos tipos de pais, dois deles que gostaríamos de falar: Os Pais que GERAM e os Pais que CRIAM.

Infelizmente na grande maioria dos lares, os filhos não desfrutam da presença do pai biológico, por diversos fatores, entre eles o índice crescente de divorcio que a sociedade enfrenta a décadas.

Há também os filhos que desfrutam da presença paterna dos pais que decidiram amar ainda que não tendo em seu DNA a genética biológica, entretanto prevalece a genética da alma que é o amor.

Existem também filhos que pela graça de Deus desfrutam da dupla presença paterna, tanto o pai biológico como o pai de criação estão dispostos a prover o melhor para seu filho.

Na bíblia encontramos um belo exemplo disso, de como um Pai que tinha um filho confiou esse único filho a um pai de criação. Você sabe quem foram esses Pais?

Vejamos em:
Mateus 1:18-25 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.


1. O que podemos aprender sobre Paternidade com José?

Em primeiro lugar precisamos aprender que José tinha princípios e valores de relacionamento, ele era diferente da maioria dos homens de sua época e de hoje em dia, que decidem pular etapas na relação, indo direto a relação de intimidade e talvez pensem em namorar.

Mateus 1:18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.

Um bom Pai geralmente é identificado pelo seu caráter.

2. José nos Ensina a sermos Pais Justos

Para ser uma pessoa justa você deve sempre julgar ambos os lados, bons ou ruins e optar pelo certo mesmo se isso acabe machucando alguém, já que fazer a coisa certa é sempre a melhor escolha, você precisa ser uma pessoa com integridade e respeito à todos.

Mateus 1:19 Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.

Para sermos parecidos com José precisamos imitá-lo. José vivia de forma que agradava a Deus, buscava viver uma vida de vigilância e cumprimento dos mandamentos de Deus. 

Sua posição desconfortável como Pai lhe proporcionou pensamentos que para muitos de nós seria o fim de um casamento. Entretanto sua vida de obediência a palavra de Deus lhe permitiu enxergar de uma forma diferente.


3. José nos Ensina a lembrarmos de nossa origem Paterna.

Muito do que somos hoje como pais tem haver com nossa origem, nossas escolhas e decisões são influenciadas pelas figuras paternas que nos antecederam.

Mateus 1:20 E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo.

Os registros históricos da época nomeavam os antepassados para  identificar a origem de uma pessoa. Nos dias atuais ainda é possível em alguma região do país usar essa forma de identificação, fulano de tal é filho, ou seja, dessedente de beltrano.

José não era filho de Davi o Rei, ele era descendente de Davi, assim como Jesus. Por isso Deus o elegeu para ser o pai de criação de seu filho Jesus, cumprindo assim sua promessa feita a Davi. 2 Samuel 7:16 Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.

Em José a promessa de Deus feita a Davi estaria sendo cumprida. Só um dessedente do trono poderia ser responsável pelo futuro Rei dos reis Jesus Cristo.

3. José nos Ensina a ouvirmos a voz de Deus e obedece-la

Mateus 1:21-24 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher.

Ser Pai é um grande desafio para qualquer homem, principalmente para os de princípios e valores sólidos como ser humano e cristão.

Entenda uma coisa! Como Pai não temos todas as respostas, não sabemos resolver todos os problemas, ainda que desejemos  ser e dar o melhor para nossos filhos, seremos sempre limitados a nossa natureza frágil e pecadora, por isso precisamos urgentemente ouvir a voz de Deus nos ensinando e nos conduzindo em tudo.

4. José nos Ensina a respeitar a mãe de nosso filhos

A maioria dos pais não compreendem que os filhos observam a forma como eles interagem com suas esposas e mães de seus filhos. Somos o tipo de espelho no caráter de nossos filhos eles somarão nossas virtudes e multiplicarão nossos defeitos.

Mateus 1:25 E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.

José como Pai de Jesus precisava ser cauteloso, respeitador e não precipitado no que fazia, em sua consciência ele sabia que precisava ser exemplo em tudo, afinal de contas ele receberá a honra de ser pai do Filho de Deus.

José era homem igual a mim e você, ele enfrentou os desafios da paternidade de cabeça erguida.

Sendo Pai biológico ou Pai de Criação!
SEJA O MELHOR PAI QUE SEU FILHO PRECISA.








Nenhum comentário:

Postar um comentário