VIDA E MORTE COM PROPOSITO!



O que é Propósito? É aquilo a que alguém se propôs ou por que se decidiu; é decisão, é determinação, é autorização.

TEXTO: Juízes 13:1-5E os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, e o SENHOR os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos.
E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não tinha filhos. E o anjo do Senhor apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.”

O que é Nazireu? Nazireu (do hebraico nazir נזיר da raiz nazar נזר "consagrado", "separado"), é o termo que designa uma pessoa para serviços de Deus, ou seja, (Propósito).

Quem foi Sansão? Não é a toa que hoje podemos assistir sua historia no cinema, pois desde sua concepção, nascimento e morte sua vida teve um enredo de cinema. Sansão Foi um homem nazireu, filho de Manoá, nascido de mãe estéril (Juízes 13:2) e que liderou os israelitas contra os filisteus. Ele era da tribo de Dã e foi o décimo terceiro juiz de Israel, sucedendo a Abdon. A Bíblia relata que Sansão foi juiz do povo de Israel por vinte anos (Juízes 16:31), aproximadamente de 1177 a.C. a 1157 a.C., sendo o sucessor de Abdon e o antecessor de Eli.

Fico surpreso como em apenas quatro capítulos do livro de Juízes foram capazes de contar toda história desse homem chamado Sansão. 

Nascido para ser Santo – Sansão nasceu para ser (nazireu) santo separado á Deus para liderar e livrar seu povo da morte e da opressão de seus inimigos filisteus. Porém sua insensatez o impede de viver em santidade.

No capitulo 14 vemos:
Seu casamento – vv1-4
A morte do leão – vv5-6
Sua contaminação com o cadáver do leão – vv7-9
O enigma de Sansão no casamento – vv10-20

No capitulo 15 vemos:
Sansão queima a colheita e a ceara por vingança – vv1-8
A retaliação dos filisteus e acordo entre a tribo de Judá para entregar Sansão vv9-13
A morte de mil homens com uma queixada de jumento – vv14-20

No capitulo 16 vemos:
Sansão se relaciona com uma prostituta e sai da cidade de Gaza levando em seus ombros as portas da cidade – vv1-3
Sansão conhece Dalila e por ela é traído – vv4-22
A morte de Sansão – vv23-31


Da honra de Deus para a humilhação dos homens - Juízes 16:23,24 Então os príncipes dos filisteus se ajuntaram para oferecer um grande sacrifício ao seu deus Dagom, e para se alegrarem, e diziam: Nosso deus nos entregou nas mãos a Sansão, nosso inimigo. Semelhantemente, vendo-o o povo, louvava ao seu deus; porque dizia: Nosso deus nos entregou nas mãos o nosso inimigo, e ao que destruía a nossa terra, e ao que multiplicava os nossos mortos.

Deus restaura a força de Sansão pela ultima vez - Juízes 16:28 Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.


Conclusão:
Deus sempre restaurará as forças daqueles que desejam viver e cumprir seu propósito de vida, Sansão se perdeu em meio sua missão de vida e causou muitos danos na família, na tribo, na nação e em seus inimigos, mas o maior dos danos foi em sua própria vida.

Isaías 40:31 diz: Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

Não seja como Sansão que teve suas forças renovadas pela ultima vez vindo em seguida sua morte, Deus deseja restaurar nossas forças e dar sentido a nosso propósito, para vivermos e desfrutarmos dele.






Pr Jeferson Pereira
Líder da C.C.B.
João Pessoa - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário