Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio. Atos 17:23
O povo de Atenas não é diferente do povo que mora em nossa cidade, em nossa rua, das pessoas que têm nas escolas ou das pessoas que têm em nosso trabalho. Há muitas pessoas que acreditam que Deus seja “desconhecido”. Elas podem se referir a si próprios como “agnósticos”. Quantos de vocês já ouviram essa palavra agnóstico? Os agnósticos acreditam que provavelmente exista algum tipo de deus, mas eles não acreditam que tal deus possa ser conhecido de uma forma pessoal.
Bem, a Bíblia nos ensina que existe apenas Um Deus e que nós podemos conhecê-Lo de uma forma especial, de verdade. A Bíblia nos ensina sobre como “Conhecer o Deus desconhecido.”
Após Paulo ter despertado o interesse dos Bereianos a cerca de Jesus levando-os a aceitarem o Messias como salvador, logo foi levado pelos discípulos a Atenas, uma cidade líder nas artes e filosofia na antiguidade. Enquanto aguardava seus companheiros missionários Silas e Timóteo, houve uma grande inquietação em seu espirito devido a grande demonstração de idolatria por parte dos Atenienses.
Atos 17:15,16 E os que acompanhavam Paulo o levaram até Atenas, e, recebendo ordem para que Silas e Timóteo fossem ter com ele o mais depressa possível, partiram. E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.
Durante sua permanência em Atenas, todos os dias Paulo discursava entre os judeus e os gentios piedosos na sinagoga e nas praças. Seus discursos incomodavam duas classes de filósofos daquela cidade.
Atos 17:18 E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este tagarela? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição.
A. Os Epicureus - Eram seguidores de Epicuro que viveu entre os anos (341-270) a.C. Ele criou a filosofia ética que faz do prazer o ideal da vida. O maior prazer seria PAZ, ausência de dores, paixões e temores.
B. Os Estóicos - Eram seguidores de Zeno que viveu entre os anos (340-265) a.C. Ele criou a filosofia em que a vida ideal se conforma com a natureza, da qual a maior expressão era a razão (logos). O Estoicísmo era Panteísta (criam em varias divindades).
O discurso de Paulo a respeito de Jesus, sua morte e ressurreição, o levou a ser questionado sobre seus ensinamentos pelo supremo tribunal que controlava a moralidade e a religião conhecido por AREÓPAGO.
Atos 17:19-21 - E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas? Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos pois saber o que vem a ser isto (Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade).
* Pausânio um geografo e viajante grego, afirmou que Atenas tinha mais imagens que o resto da Grécia. Estima-se que tinha mais de 30.000.
* Petrônio um escritor Romano disse: É mais fácil achar um deus que um homem.
A verdade é que os Atenienses criam numa essência divina impessoal. Já Paulo oferece o conhecimento do Deus verdadeiro capaz de se relacionar de forma pessoal com o homem.
Atos 17:22,23 - E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.
CONHECENDO O DEUS DESCONHECIDO
Paulo começa seu discurso de apresentação do Deus desconhecido aos Atenienses.
CONHECENDO DEUS
1. Deus é onipresente, ilimitado no espaço: Atos 17:24 - O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.
2. Deus é transcendente (está além), não depende de coisa criada: Atos 17:25 - Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas.
3. Deus é imanente (ligado intimamente), não está longe do homem: Atos 17:27 - Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós.
4. Deus é Infinito, não se assemelha a coisa alguma criada: Atos 17:29 - Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.
5. Deus é criador, fonte de tudo que existe: Atos 17:24 - O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.
6. Deus é a fonte de toda vida, toda vida se origina Nele: Atos 17:25,26 - Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação.
7. Toda a Vida depende de Deus: Atos 17:28 - Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
8. Deus é Pai da humanidade: Atos 17:29 - Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.
Os versículos 26 e 27 Paulo desfaz todo engano em que os Atenienses criam:
1. O homem não é apenas resultado da material física o barro, os Atenienses criam que por Adão ter sido criado do barro, todos os homens tinham apenas uma natureza. Atos 17:26 - E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação.
2. Para que o homem foi criado? PARA..., O propósito da bondade de Deus é criar o desejo no homem de O buscar. Atos 17:27 - Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós.
Podemos comparar com: Romanos 2:3-11 -E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:
A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.
Conclusão:
O discurso de Paulo aos Atenienses os levam a tomar uma grande decisão: O Arrependimento por meio da clareza em seu entendimento a cerca de quem é o DEUS DESCONHECIDO.
Atos 17:30,31 - Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário