Quando pensamos em algo rasgado ou quebrado, logo surge dois tipos de pessoas: Os que observam e nada fazem por falta de habilidade ou por se sentirem que não são responsáveis, e os que observam e logo se dispõe a reparar, consertar o que se havia danificado. Que tipo de pessoa você é?
A grande maioria das pessoas aprenderam e desenvolveram habilidades capazes de recuperar o que se rasgou ou quebrou não é mesmo?
Entretanto existem determinadas coisas que para se tornarem úteis e acessíveis, precisam ser rasgadas ou quebradas, como por exemplo: Uma correspondência, um presente, uma entrega pelos correios, até mesmo o nascimento de algo ou alguém.
Deus é especialista em criar e consertar coisas e pessoas. Ele não apenas cria e conserta como também estabelece meios de relacionamentos. O Povo chamado a ser santo e exemplo para todas as nações recebeu instruções e orientações de como se relacionariam com Ele. Como jamais teríamos a capacidade de nos realciormaos com Ele face a face por toda sua gloria e majestade, Deus criou estratégias para que seu povo pudessem adora-lo por meio de elementos físicos e naturais, mas que representaria sua essência Espiritual.
No Livro de Êxodo encontramos tudo o que precisamos para nos mantermos em relacionamento com nosso maravilhoso Deus.
1º DEUS FEZ UMA ALIANÇA COM MOISÉS E SEU POVO
Êxodo 24:3 - Moisés desceu e transmitiu ao povo todas as instruções e ordens do Senhor, e todo o povo respondeu em uma só voz: “Faremos tudo que o Senhor ordenou!”.
Êxodo 24:7,8 - Depois, pegou o Livro da Aliança e o leu em voz alta para o povo. Mais uma vez, todos responderam: “Obedeceremos ao Senhor! Faremos tudo que ele ordenou!”. Moisés pegou o sangue das vasilhas, aspergiu-o sobre o povo e declarou: “Este sangue confirma a aliança que o Senhor fez com vocês quando lhes deu estas instruções”.
2º DEUS DESEJA SER ADORADO POR SEU POVO
Deus fez uma Aliança com seu povo e seu povo aceitou sua aliança em submissão e temor, mas sua adoração não deveria ser de qualquer forma ou lugar. Deus ordena a Moisés e o povo que construam um tabernáculo para que Deus estivesse próximo de seu povo.
Em Êxodo cap25 e 26 Deus convoca a todos para que usassem o que tinham em construção de um tabernáculo.
Descrição do templo que o povo deveria construir:
A ARCA DA ALIANÇA - Êxodo 25:10-16
O PROPICIATÓRIO - Êxodo 25:17-22
A MESA - Êxodo 25:23-30
O CANDELABRO - Êxodo 25:31-40
AS CORTINAS - Êxodo 26:1-13
O TELHADO - Êxodo 26:14-30
O CORTINA DA SEPARAÇÃO - Êxodo 26:31-33 “Para o interior do tabernáculo, confeccione uma cortina especial de linho finamente tecido. Enfeite-a com fios de tecido azul, roxo e vermelho e com querubins bordados com habilidade. Pendure a cortina em ganchos de ouro presos em quatro colunas de madeira de acácia revestidas de ouro e apoiadas sobre quatro bases de prata. Pendure a cortina interna com colchetes e coloque a arca da aliança atrás da cortina. Essa cortina separará o lugar santo do lugar santíssimo. De todas as coisas que o povo deveria construir com o objetivo de adorar a Deus, apenas uma tinha a função de impedir que todos chegassem a Ele devido o pecado.
A cortina da separação dividia o átrio em duas partes:
A primeira chamava-se de Santo lugar onde apenas o sacerdote podia chegar após o sacrifício pelo pecado do povo.
A segunda chamava-se Santo dos Santos onde só o sumo sacerdote podia entrar. Lá estava a Arca da Aliança que representava a presença de Deus e sua vontade para seu povo. Em ambos os casos isso só acontecia uma vez por ano.
Porem apesar de todo esforço por parte do povo de Deus, os ritos, ofertas e sacrifícios Mosaicos eram imperfeitos e ineficazes.
Ainda que haja boa vontade da parte do adorador em relação a Deus, tal adoração nunca será prefeita.
O autor do livro de Romanos nos diz que ainda que mantenhamos as tradições e costumes dos nossos irmãos judeus, não nos tornaríamos filhos de Deus, isso só é capaz por meio da participação direta na promessa, mediante a adoção de filhos por nosso Jesus Cristo.
Romanos 9:1-10 - Digo-lhes a verdade, tendo Cristo como testemunha, e minha consciência e o Espírito Santo a confirmam. Meu coração está cheio de amarga tristeza e angústia sem fim por meu povo, meus irmãos judeus. Eu estaria disposto a ser amaldiçoado para sempre, separado de Cristo, se isso pudesse salvá-los. Eles são o povo de Israel, escolhidos para serem filhos adotivos de Deus. Ele lhes revelou sua glória, fez uma aliança com eles e lhes deu sua lei e o privilégio de adorá-lo e receber suas promessas. Do povo de Israel vêm os patriarcas, e o próprio Cristo, quanto à sua natureza humana, era israelita. E ele é Deus, aquele que governa sobre todas as coisas e é digno de louvor eterno! Amém. Acaso Deus deixou de cumprir sua promessa a Israel? Não, pois nem todos os descendentes de Israel pertencem, de fato, ao povo de Deus. Só porque são descendentes de Abraão não significa que são, verdadeiramente, filhos de Abraão. Pois as Escrituras dizem: “Isaque é o filho de quem depende a sua descendência”. Isso significa que os descendentes físicos de Abraão não são, necessariamente, filhos de Deus. Apenas os filhos da promessa são considerados filhos de Abraão. Pois Deus havia prometido: “Voltarei por esta época, e Sara terá um filho”. Esse fato não é único. Também Rebeca ficou grávida de nosso antepassado Isaque e deu à luz gêmeos.
Nenhum esforço humano em manter-se santo por meio das praticas religiosas nos autorizaria a entrarmos na presença de Deus. Cristo é o único e perfeito sacerdote, só Ele foi capaz de cumprir o perfeito sacrifício.
Jesus é: "O perfeito Sacrifico, O perfeito Sacerdote e o perfeito Sumo Sacerdote". Nele se completa o perfeito plano de Deus para manter-se próximo de seu povo. Mas ainda faltava uma coisa! Acabar de vez com a CORTINA DA SEPARAÇÃO (O VÉU).
Deus não quer apenas ser adorado. Ele quer ser conhecido! Nada mais pode nos separar de Deus. O grande grito foi dado TETELESTAI! Está consumado!
Mateus 27:50-52 - Então Jesus clamou em alta voz novamente e entregou seu espírito. Naquele momento, a cortina do santuário do templo se rasgou em duas partes, de cima até embaixo. A terra estremeceu, rochas se partiram e sepulturas se abriram. Muitos do povo santo que haviam morrido ressuscitaram.
Aleluia! Com o perfeito sacrifício de Jesus, o ultimo elemento da adoração foi rasgado. Agora eu e você não temos mais nada que nos impeça de estar na presença do Senhor.
Nunca, jamais tente costurar o que Deus rasgou!
Não busque na religiosidade o que Jesus já fez por você.
Não despreze o sacrifício de Jesus por você.
Por Pr Jéferson Pereira
Comunidade Cristã Bereshit
João Pessoa - Paraíba

Nenhum comentário:
Postar um comentário