Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:23,24
A igreja Pós-moderna com suas culturas e costumes tem perdido a essência da verdadeira adoração, o conceito de adoração tem sido facilmente confundido com ajuntamento de pessoas em nome de Deus para expressar sua felicidade através de musicas e eventos gospel, com a intenção de agradar a Deus.
Adoração no seu sentido original quer dizer: Ação através da qual se assume uma dependência de Deus.
Biblicamente, a expressão “adorar” significa, literalmente, prostrar-se. Na cultura do antigo Oriente Médio, quando uma pessoa queria prestar reverência a alguém, prostrava-se perante a pessoa.
Vemos exemplos de prostração quando se quer honrar um visitante; ou quando se está na presença de um rei.
Podemos verdadeiramente afirmar que a igreja de Jesus Cristo na terra tem adorado a Deus em sua essência?
O que falta na igreja para que Deus se agrade de sua adoração? A resposta é simples e direta, DEPENDÊNCIA!
Uma Igreja dependente de Deus é uma Igreja que adora a Deus, vamos comparar o texto de João 4:23,24: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores dependerão do Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adorem o dependam em espírito e em verdade.
Nós da Comunidade Cristã Bereshit declaramos que 2021 será o Ano em que a Igreja viverá na Total dependência de Deus. Junte-se a nós e venha fazer parte da igreja dependente que abrirá os céus com sua adoração.
Mas como sempre, existem pessoas que buscam adorar Jesus com segundas intenções, declaram seu amor acreditando que receberá algo especial de Deus. CUIDADO! Isso pode ser uma cilada do inimigo para te fazer perder o reino dos céus e sua salvação.
A bíblia nos mostra um exemplo de uma mãe que se aproximou de Jesus para adora-lo com segundas intenções.
Então, se chegou a ele a mulher de Zebedeu, com seus filhos, e, adorando-o, pediu-lhe um favor.
Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda.
Mas Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos.
Então, lhes disse: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo; é, porém, para aqueles a quem está preparado por meu Pai.
Ora, ouvindo isto os dez, indignaram-se contra os dois irmãos.
Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles.
Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;
e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo;
tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
Vamos analisar os versículos?
Então, se chegou a ele a mulher de Zebedeu, com seus filhos, e, adorando-o, pediu-lhe um favor.
Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda.
Perceba que uma mulher se aproxima de Jesus e o adora pedindo-lhe que dois de seus filhos sejam privilegiados ao sentarem um de cada lada de Dele em seu reino.
O que há de errado nisso? Aparentemente nada! Qual mãe não deseja o melhor para seus filhos? Qual mãe não deseja ver seus filhos ao lada de Jesus? A grande questão é a motivação desta mãe.
Sua adoração não revelou dependência em Jesus, seus filhos já seguiam Jesus, eram seus discípulos, testificavam dos milagres e maravilhas realizados por Jesus.
Mas para entendermos a motivação dessa mãe em adorar Jesus com as motivações erradas, precisamos conhecer a historia de sua família.
Quem foram Zebedeu e seus filhos?
Zebedeu foi um homem que viveu nos tempos bíblicos do Novo Testamento, citado nos Evangelhos sendo o pai de João e de Tiago (Mateus 10:2). Segundo a bíblia, Zebedeu foi um judeu próspero que tinha barcos de pesca e empregados a seu dispor.
Quando Jesus chamou Tiago e João para segui-lo, estavam com seu pai e os empregados de seu pai no barco de Zebedeu consertando as redes; o local onde pescavam era no Mar da Galileia. Era um importante membro da sociedade judaica, tinha acesso privilegiado ao sumo sacerdote.
A esposa de Zebedeu e mãe de João e Tiago, tinha privilégios na sociedade judaica da época, tendo como esposo um bem sucedido empresário pesqueiro e agora seus filhos, discípulos de JESUS, um grande mestre em evidência.
Como toda boa mãe orgulhosa por ter seus filhos seguindo os passos de Jesus, a esposa de Zebedeu passou a seguir também os passos de Jesus, em dado momento Jesus chamou seus discípulos para falar-lhes o que estaria prestes a acontecer com seu mestre.
Mateus 20:18,19 - Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte. E o entregarão aos gentios para ser escarnecido, açoitado e crucificado; mas, ao terceiro dia, ressurgirá.
Ao escutar de Jesus que estava perto o grande dia Dele se tornar Rei por sua morte e ressurreição, logo se apressou a interceder por seus filhos. Mas Jesus conhecendo sua real motivação disse:
Mateus 20:22,23 - Mas Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos.
Então, lhes disse: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo; é, porém, para aqueles a quem está preparado por meu Pai.
Jesus é a expressão do verdadeiro ADORADOR, Ele nunca assumiu postura de independência de seu Pai (Deus), Ele sempre foi submisso, dependente da vontade de Deus para Ele.
O beber o cálice, representa a vida sacrificial e dependência de Jesus, ao serem questionados por Jesus se eles estariam dispostos a viverem uma vida de dependência a ponto de perderem suas vidas, a resposta foi, SIM! Jesus afirma que eles beberiam desse cálice. Entretanto sentar-se ao lado dele só Deus poderia afirmar isso.
ADORAÇÃO COM MOTIVAÇÕES ERRADOS PODE GERAR CONFUSÃO
Mateus 20:24 - Ora, ouvindo isto os dez, indignaram-se contra os dois irmãos.
Nem sempre as pessoas estão preparadas para ouvirem certas coisas, quem se aproximou de Jesus para proveito próprio foi a mãe de João e Tiago, sua conduta equivocada de falar o que estava em seu coração diante de todos , despertou nos outros dez discípulos indignação com os dois irmãos.
Será que isso teria acontecido se a mãe dos dois discípulos tivesse buscado Jesus a parte e falado só pra ele? Acredito que não! Por isso Jesus nos ensina: Mateus 6:6 - Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
JESUS É O ÚNICO QUE DESFAZ TODA CONFUSÃO
Mateus 20:25-28 Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles.
Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;
e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo;
tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
Jesus nos ensina mais uma vez que seu reino não é terreno nem natural, seu reino é celestial e espiritual.
O reino de Deus contraria a filosofia do mundo, quem quiser ser o maior no reino dos céus, devera ser o menor no reino da terra, ou seja, o tamanho do seu galardão será proporcional ao tamanho de seu serviço.
Se você deseja alcançar algo grande de Deus, esteja disposto a fazer algo grande por Deus.
Por Pr Jeferson Pereira

Nenhum comentário:
Postar um comentário