SÉRIE DE ESTUDOS - Descobrindo o Temperamento do Casal Lição – 05 TEMPERAMENTO COLÉRICO - Continuação

1.    Veremos um personagem da bíblia que tinha esse temperamento COLÉRICO

A.   Paulo – O Colérico 
Personagem bíblico que melhor ilustra o temperamento colérico é o apóstolo Paulo. Ele é de fato excelente exemplo da maneira como o Espírito Santo modifica uma pessoa de vontade férrea, após sua conversão. Saulo de Tarso era um colérico de aprimorada educação e muita religiosidade. Aparece no cenário bíblico, participando do apedrejamento de Estevão (Atos 7:54-58). As testemunhas deixaram suas vestes aos seus pés de um jovem chamado Saulo (Paulo), o que indica ser ele o líder do grupo. Estudiosos afirmam que ele era membro do Sinédrio – o conselho dos setenta anciões de Israel. E Saulo que era jovem na época, isto seria um privilégio fora do comum.  

2.    Características do Paulo Colérico 

A.   Cruel – a Bíblia descreve Saulo como “respirando ameaças e morte contra os discípulos do Senhor”(At 9:1-2). A maioria dos coléricos tem forte tendência à astúcia e a ardilosidade quando motivados pelo ódio ou pela intolerância. Antes de sua conversão era por instinto um líder zeloso e ativo, implacavelmente cruel com os que o contrariavam. 

B.   Força de vontade – uma das maiores vantagens do indivíduo com este temperamento é sua força de vontade, o que pode fazer dele uma pessoa muito bem sucedida. Paulo se refere a isso em 1 Coríntios 9:24-27. 

C.   Suas atitudes tinham metas definidas, Paulo sabia o que queria e para onde ia. Ele sabia que autodisciplina começa na mente. Se você não resolver em sua mente que faça determinada coisa, provavelmente jamais conseguirá fazê-la (2 Coríntios 10). Esta imensa força de vontade fez dele um líder com capacidade de dirigir e motivar outras pessoas. 

D.   Agressivo – Ira e agressividade são características deste temperamento. Vimos que tais sentimentos o influenciaram antes de sua conversão, mas depois desta, raramente aquelas aparecem. Um desses casos é relatado em Atos 15, sua discussão com Barnabé. Paulo mostrou-se intolerante e inflexível. Outra erupção de ira do apóstolo se encontra em Atos 23, ao ser levado preso perante o Sinédrio. Isto mostra que um colérico, mesmo cristão, tem na ira um problema

E.   A transformação de Paulo Apesar do grande potencial, ele é, provavelmente por natureza, o mais carente das características proporcionadas pela plenitude do Espírito Santo do que qualquer dos outros temperamentos. A carta aos Gálatas 5:22-23 – revela-nos as características necessárias ao temperamento colérico. Todas elas se encontram na vida do apóstolo após sua conversão.

Amor – o Espírito Santo, de maneira maravilhosa, transformou um indivíduo irado, amargo e perseguidor, em uma pessoa calorosa e compassiva (Romanos 10:1, 9:1-3).
Paz – O Espírito Santo de Deus fez com que Paulo compreendesse que a paz não depende de circunstâncias ideais. Quando o apóstolo foi encarcerado, um sentimento sobrenatural de paz tomou conta de seu ser (Filipenses 4:11-12; 6,7) 

F.    Humildade – O Espírito Santo conhecia bem a necessidade que Paulo tinha de humildade, pois após sua visão do céu relatada em 2 Coríntios 12, foi-lhe posto um espinho na carne (Romanos 8:28). Paulo tinha necessidade de sempre relembrar sua dependência de Deus. 

Conclusão: Paulo entregou sua férrea vontade ao Senhor Jesus na estrada de Damasco. Quando tomou esta decisão parecia ter muito a perder, porém, sua vida é um exemplo claro das palavras de Jesus “Quem perder a sua vida por minha causa, achá-la há (Mateus 10:39). 


Tarefa de casa:

Conversem sobre os pontos interessantes do temperamento colérico que você se identificou e descubra o que seu cônjuge ou alguém de sua família pensa sobre isso.

Oramos para que o Espírito Santo de Deus em amor lhe convença das mudanças que só através Dele é possível

Nenhum comentário:

Postar um comentário