NOS BASTIDORES DA FÉ



Acredito que todos nós em algum dia de nossas vidas já recebemos uma noticia que jamais desejaríamos receber, se você ainda não recebeu, prepare-se, isso ainda irá acontecer! Faz parte de nossa existência.

Você se lembra qual foi sua reação sobre essa mensagem indesejada? Uns choram, outros ficam sem acreditar e outros simplesmente desmoronam em suas emoções.
A questão é:
Como superar essas notícias que não queremos receber? Como lhe dar com o dia mau em nossas vidas? Podemos aprender com Jesus!


TEXTO: MATEUS 14:13

“E Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado; e, sabendo-o o povo, seguiu-o a pé desde as cidades.”

Leiamos a palavra de Deus no livro de Mateus capitulo 14: versículos 01 ao 13

Mateus 14:1 Naquele tempo ouviu Herodes, o tetrarca, a fama de Jesus.
A.   No versículo um, vemos que um grande Rei por nome Herodes, sucessor do reinado de seu pai que possuía o mesmo nome e que foi o perseguidor de Jesus em seu nascimento. Apesar de ser um edomita, ou seja, judeu descendente de Edom, não tinha conhecimento acerca de Jesus Cristo.

Mateus 14:2 E disse aos seus criados: Este é João o Batista; ressuscitou dos mortos, e por isso estas maravilhas operam nele.
A.   Sua falta de conhecimento a cerca de Jesus o fazia acreditar que João batista era a própria encarnação de Jesus, acreditando ter Jesus sido morto em sua infância no infanticídio ordenado por seu pai rei Herodes.

Mateus 14:3 Porque Herodes tinha prendido João, e tinha-o maniatado e encerrado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe;
A.   Como rei sua conduta era reprovado por todos, principalmente por Deus! Ele mantinha uma relação extraconjugal com sua cunhada, esposa de seu irmão Filipe.

Mateus 14:4 Porque João lhe dissera: Não te é lícito possuí-la
A.   Herodes é repreendido por Deus através de seu porta-voz, o profeta João Batista, que lhe dirige palavras duras a cerca de seu pecado de traição contra seu irmão.
Não suportando ser repreendido por Deus através de João Batista, ele o prende e deseja matá-lo por se sentir confrontado em seus atos.
B.   Muitas vezes por sermos porta-vozes de Deus seremos entregues as prisões e até mesmo a morte.

Mateus 14:5 E, querendo matá-lo, temia o povo; porque o tinham como profeta.
A.    Apesar de todo o seu poder de rei, ele temia a revolta do povo, por saberem que João era um porta-voz de Deus em sua cidade, ele não queria que iniciasse uma crise social, política e religiosa em seu governo.

Mateus 14:6-12 Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes. Por isso prometeu, com juramento, dar-lhe tudo o que pedisse;
E ela, instruída previamente por sua mãe, disse: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João o Batista.
E o rei afligiu-se, mas, por causa do juramento, e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que se lhe desse. E mandou degolar João no cárcere. E a sua cabeça foi trazida num prato, e dada à jovem, e ela a levou a sua mãe. E chegaram os seus discípulos, e levaram o corpo, e o sepultaram; e foram anunciá-lo a Jesus.
A.   Era comum em dias de festas em especial na data de nascimento um rei realizar desejos a quem o satisfizesse da melhor forma, neste caso quem o satisfez foi sua sobrinha, filha de seu irmão Filipe com sua amante Herodias, ao dançar para ele diante de todos.
B.   Sua satisfação trouxe a marte de um inocente João Batista, o pedido foi feito, a cabeça dele em uma bandeja de prata.
C.   Após sua morte, os discípulos de João foram recolher seu corpo na prisão em seguida o sepultou.
D.   Seus discípulos revoltados com o que tinham feito com João batista decidiram falar com Jesus, eles acreditavam que Jesus após receber tal noticia manifestaria seu reinado político e religioso, ao contrario disso, Jesus se retirou da cidade.

O que você faria se soubesse que seu primo (Lc 01:36), amigo, líder, e porta-voz de Deus teria sido assassinado por motivos banais?

O que Jesus fez?

Mateus 14:13 E Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado; e, sabendo-o o povo, seguiu-o a pé desde as cidades.

1.    Jesus ao ouvir sobre tal crueldade se retirou – Jesus sendo perfeito e perfeitamente habito para lhe dar com situações dolorosas ele nos ensina como agir.

A.   Em momento de crise, dor e perda, Jesus se retirava para orar e se fortalecer na presença de Deus Pai, suas angustias e desabafos eram primeiramente ouvidos por Deus e não pelos homens.
B.   Precisamos aprender a edificar nossa fé nos bastidores, longe dos olhos curiosos daqueles que só desejam ver o que fazemos e como reagimos às dificuldades, não para nos ajudar, e sim, para ver as nossas fraquezas.
C.   Quando agimos pelas emoções nos tornamos mais fracos, precisamos agir pela dependência de Deus.

2.    Jesus confrontava o reino dos homens não pela força do braço, pelo poder de armas, nem pela influencia intelectual, Ele confrontava com ações que contrariava seus pensamentos e emoções, suas condições sociais, políticas e religiosas se tornavam em nada diante do REINO CELESTIAL que Ele representa até hoje.

Conclusão:
Em dias de caos social, religioso e político, precisamos nos conscientizarmos que nossa pátria não é daqui, quando aceitamos o Reino de Deus através de Jesus, precisamos ser conduzidos por seu Espírito que habita em nós. Filipenses 3:20 Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.


Pr Jéferson Pereira
Líder da C.C.B. SEDE
João Pessoa – PB

Imagem relacionada
OU SIMPLESMENTE
Resultado de imagem para DEIXE SEU COMENTARIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário