ENTRE A BENÇÃO E A MALDIÇÃO



Eu costumava falar para minhas filhas quando elas estavam em atitudes de desobediência à seguinte frase: Obedecer é Benção, Desobedecer doe!

Todo pai ou mãe que amam seus filhos não deseja que eles tenham atitudes de desobediência, quando eles agem dessa forma nos despontam, entristece e em algumas vezes nos envergonham.
Com Deus é da mesma forma, nossa atitude de desobediência muitas vezes desponta, entristece e em algumas vezes envergonha ao nosso Deus.
Deus em sua infinita bondade e amor, escolheu, consagrou, santificou, investiu, libertou, prosperou e multiplicou um povo cujo coração havia desobediência.
A bíblia reserva um capitulo inteiro para falar sobre isso, Deuteronômio 28. Deus exorta o seu povo a escolherem entre a benção e a maldição. Parece um tanto confuso Deus sugerir ao seu povo para que façam essa escolha.

Pois bem! Porque Deus pede para que seu povo faça uma escolha entre a benção e maldição?
Por causa da natureza pecaminosa do ser humano.
Desde que o homem perdeu o direito de estar na presença de Deus, que se fez necessário obedecê-lo por amor e consciência e não por sacrifício.

Deus deseja que eu, você, nós, sejamos obedientes a Ele por amor e não por medo ou por conveniências.

1-    Escolhendo a benção Dt 28: 1-14
Encontramos 14 versículos no capitulo 28 em que Deus deseja abençoar seus filhos por intermédio da obediência.

A)   PROMESSA DAS BENÇÃOS: As promessas de Deus aos seus filhos através da obediência são declaradas já no primeiro versículo. (Deuteronômio 28:1 E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E segue declarando todas as bênçãos até o versículo 13). Te exaltará sobre todas as nações da terra. Esse era o propósito de Deus para o seu povo. Seu cumprimento dependia da obediência deles. Tinham de agir de modo especial, entre as nações da terra.

B)   CONDIÇÕES DAS BENÇÃOS: Todas as bênçãos estão disponíveis ao que crêem em Deus e em seu filho Jesus, e aos que desejam alcançá-las, porem sempre haverá condições em que nós precisaremos obedecer. (Deuteronômio 28:14 E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires).

2-    Escolhendo a Maldição Dt 28: 15-68
Encontramos 53 versículos no capitulo 28 em que Deus mostra as conseqüências da desobediência na vida de quem decide viver por ela.

A)  ADVERTÊNCIA A CERCA DA DESOBEDIÊNCIA: Deuteronômio 28:15 Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão: Te alcançarão. Não há modo de escapar de Deus, se não correndo para Ele, nem se pode fugir de sua justiça senão fugindo para sua misericórdia.

B)  CONSEQUÊNCIAS DA DESOBEDIÊNCIA: Deuteronômio 28:68 E o Senhor te fará voltar ao Egito em navios, pelo caminho de que te tenho dito; nunca jamais o verás; e ali sereis vendidos como escravos e escravas aos vossos inimigos; mas não haverá quem vos compre.

A desobediência muito mais nos afasta de Deus, que nos aproxima Dele, as conseqüências da desobediência para os judeus seriam dolorosas se eles escolhessem viver por ela.

3-    Assim como a Benção proveniente da obediência estar para Vida, a Maldição proveniente da desobediência esta para Morte: Se escolheres a obediência viverás por ela, se escolheres a desobediência morreras por ela.

4-    CONSELHOS DE DEUS PARA VOCÊ: Deuteronômio 30:14-20

Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.
Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas; Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.

CONCLUSÃO
Deus sempre teve e tem interesse em nos abençoar, ser abençoado ou não, não depende Dele e sim de nós. Ele já nos abençoou desde a fundação dos séculos. Nós é que precisamos tomar posse por meio da obediência á sua palavra e vontade. Efésios 1:3-5 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.

Pr Jeferson Pereira
Líder da C.C.B.
João Pessoa - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário