A CHAVE DO CÉU CHAMADA JUSTIÇA!



TEXTO: Mateus 5: 17-20

“Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim revogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem nem um i ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar, será chamado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.”
Nota:
i (é a menor letra do abecedário grego e hebraico).
til (era o sinal que distinguia certas consoantes hebraicas).

Introdução:
Quando observamos esses textos supracitados, percebemos que Jesus está ensinando aos seus discípulos a cerca de algo que para eles era comum: A Lei que são os mandamentos e a justiça proveniente da observância ou cumprimento das mesmas.

Observe você também que o ponto chave dos ensinamentos de Jesus é o cumprimento da Lei e prática da justiça. Observemos esses dois pontos importantíssimos nos ensinamentos de Jesus.

1.  Leis ou mandamentos - No judaísmo e cristianismo é representado por cada um dos dez preceitos que, através de Moisés, foram revelados por Deus ao povo hebreu e aos quais estão os crentes (cristãos) obrigados a obedecer.

2.  Justiça – É a condição do que está em conformidade com o que é direito; maneira de perceber, avaliar o que é direito e justo.

Mas porque Jesus declara para os seus discípulos que a justiça deles deveria exceder a dos escribas e fariseus?
Quais são os dez mandamentos? Você sabe? Talvez você se lembre de um ou dois e os outros quais são?

Vamos lembrar?
Encontramos a citação dos 10 mandamentos em Êxodo 20:3-17 e sua repetição em Deuteronômio 5:7-21.
Veja que os quatro primeiros mandamentos de Êxodo 20 estão representados pelo primeiro grande mandamento de Jesus que se refere ao nosso amor a Deus; e os seis últimos de Êxodo 20:3-17 estão representados pelo segundo grande mandamento de Jesus, com relação ao nosso próximo.
1º Êxodo 20.03 “Não terás outros deuses diante de mim.” (Não se deve amar, adorar ou obedecer a qualquer coisa que seja acima da vontade de Deus).
2º Êxodo 20.04 “Não farás para ti imagem esculpida”, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. – (A idolatria esta totalmente condenada, em todas as suas formas).
3º Êxodo 20.07 “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão”; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão. – (Infelizmente muitas pessoas se tornaram hipócritas se escondendo por trás das mascaras da religiosidade proferindo o Nome de Deus em vão, escondendo de outras pessoas a sua maldade. Não profane o nome de Deus por coisas que não expressam a sua fé e devoção a Ele).
4º Êxodo 20.08 “Lembra-te do dia do sábado”, para santificá-lo. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou. – (O sábado para os judeus é muito importante, eles comemoram o Shabat, proclamando que Deus é o Criador e que trouxe o universo à existência em seis dias e descansou no sétimo. A observância de Israel (o povo judeu) das leis de Shabat constitui um testemunho devoto a isso, para os cristãos não só o sábado é sagrado, todos os dias são porem reservamos o domingo para santificá-lo e nos consagrarmos a Deus).
5º Êxodo 20.12 “Honra a teu pai e a tua mãe”, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. – (A honra e a obediência geram benefícios para os filhos, tais benefícios se estendem a toda a família que praticam esse principio de honra aos pais, honrar independe das ações dos pais, mesmo seu pai ou mãe não sendo exemplos a seguir é obrigação dos filhos honrá-los, garantindo assim, uma vida longa e próspera na terra).
Jesus disse: (Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mateus 15:4)

6º Êxodo 20.13 “Não matarás.” ( Nem é preciso afirma que ninguém tem o direito de tirar a vida de outra pessoa, porem Jesus afirma que não precisamos entrar em vias de fato para que cometamos homicídio).
Jesus disse: (Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se irritar contra seu irmão, será réu de juízo. Mateus 5:22)

7º Êxodo 20.14 “Não adulterarás.” (Adultério - violação, transgressão da regra de fidelidade conjugal imposta aos cônjuges pela aliança matrimonial, cujo princípio consiste em não se manterem relações carnais com outrem fora do casamento.
Jesus disse:(Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para cobiçá-la, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mateus 5:28)

8º Êxodo 20.15 “Não furtarás.” (Apossar-se de “coisa alheia”; roubar).
Jesus disse: (E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. Mateus 5:30).

9º Êxodo 20.16 “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”(O nono mandamento se aproxima do terceiro, pois envolve a questão da mentira. “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” não se refere apenas ao depoimento num tribunal, mas também ao relacionamento diário com aqueles à nossa volta. Aqui temos uma lição para os que agem, ainda que inconscientemente, como se o pecado se restringisse a assassinato, adultério e furto. Ninguém deve pensar que a mentira e o falso testemunho são menos graves que os demais pecados citados no Decálogo. A Bíblia coloca no mesmo nível todo aquele que tem a mentira como estilo de vida).
10º “Não cobiçarás a casa do teu próximo”, (Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. Casa aqui quer dizer lar, ou tudo o que nele há).
Jesus não veio revogar a lei e os profetas, ao contrario disso, ele veio reforçá-los, mostrando aos seus discípulos e futuros cristãos que em sua nova aliança todos os decálogos se resumiriam em dois grandes mandamentos. Mateus 22: 37-40.
“Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. “Este é o grande e primeiro mandamento. “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”
O resumo não substitui os dez mandamentos, mas abrange a todos eles.
Os escribas e fariseus cumpriam exaustivamente os mandamentos, porém não havia neles a graça que torna possível resumir todos os dez mandamentos em apenas dois.

Não basta apenas conhecer e praticar é necessária participar da graça reveladora de Jesus em sua vida para cumprir todos os mandamentos em dois. Só através de Jesus isso é possível.

Jesus disse: Se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

Seja livre da religiosidade que lhe prende a condenação pela falta de cumprimento das leis, e se deleite na graça salvadora de Jesus que através de seu Espírito Santo todos nós somos capazes de amar a Deus a cima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmo.

Fazendo isso você receberá a chave da Justiça!

  


Pr Jéferson Pereira
Líder da C.C.B.
João Pessoa - PB



Nenhum comentário:

Postar um comentário