Você costuma FALAR sem PENSAR? O poder da PALAVRA passa pela MENTE!

Você é capaz de ser sincero com você mesmo? Então responda: Você costuma falar sem pensar? Quantas vezes você já passou por alguma situação constrangedora por falar demais sem pensar?

Como pais e mães cristãos, estamos sendo instruídos para gerarmos filhos para Deus, e esse processo dar-se na medida em que assumimos novos pensamentos e desenvolvemos uma mentalidade sólida e constante. Pois, "Quem conhece os pensamentos do Senhor? Quem sabe o suficiente para instruí-lo?". Mas nós temos a mente de Cristo.  1 Coríntios 2:16.


Como cristãos, precisamos entender como funciona nossa alma e sermos treinados para discernir as suas atividades.


Como definição, a alma consiste de: (1) mente ou intelecto, (2) vontade e (3) emoções.

Uma vez que a alma está cheia do "eu", ela pode e deve ser purificada e transformada em um vaso pronto para o uso do Mestre. 2 Timóteo 2:21 Se você se mantiver puro, será um utensílio para fins honrosos. Sua vida será limpa, e você estará pronto para que o Senhor da casa o empregue para toda boa obra.

1. DEUS X EU

1º. A língua expressa o que pensamos, sentimos e queremos.
2º. A mente diz o que pensamos, não necessariamente o que Deus pensa.
3º. A vontade diz o que queremos, não o que Deus quer. As emoções dizem o que sentimos, não o que Deus sente.

Ao mesmo tempo em que nossa alma é purificada, também é treinada para conduzir os pensamentos, desejos e sentimentos de Deus e, assim, transformar-nos em porta-vozes do Senhor.

2. MENTE DE CRISTO X ALMA HUMANA

A Palavra de Deus ensina, em 1 Coríntios 2.16, que nos foram dados, a mente de Cristo e os pensamentos, sentimentos e propósitos do seu coração. Temos a mente de Cristo, mas a alma não crucificada os "impede" de aparecer. Há uma luta contínua entre a carne e o espírito.

O corpo e a alma unidos formam o que a Bíblia se refere como "a carne".


3. TREINE SEUS PENSAMENTOS E DESEJOS

O homem quer pensar seus próprios pensamentos, mas Deus deseja usar a mente do homem para pensar os pensamentos dele. O homem tem seus próprios desejos, que podem ser mudados conforme os desejos de Deus, se ele se submeter ao Espírito Santo.

O homem vive grande parte de sua vida guiado por seus sentimentos, que parecem ser o inimigo número um dos cristãos. Os sentimentos podem ser treinados a estar sob a liderança do Espírito, mas este é um processo que requer tempo e zelo.

4. O PODER DA LINGUA

A língua, pode expressar a carne ou o espírito. Ela pode ser usada para verbalizar a Palavra de Deus ou como um veículo para expressar a obra do inimigo. Creio que nenhum filho de Deus quer ser usado como um porta-voz do diabo, mas muitos o são.

Provérbios 18.21 declara: A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto. Não há nenhum outro assunto na Bíblia que deveríamos levar mais seriamente em conta do que a língua. Ela pode ser usada para trazer bênçãos ou destruição, não somente para nós, mas também para muitos outros.

CONCLUSÃO

A língua tem grande poder. Com a língua podemos abençoar ou amaldiçoar, encorajar ou deixar abaixo e até salvar ou matar! Por isso é muito importante aprender a controlar a língua. Quem não controla a língua tem muitos problemas.

Quem se submete a Deus tem cuidado com o que fala. Falar a Palavra de Deus abençoa e traz sabedoria. Devemos sempre abençoar com nossa língua.


Tiago 3:9-12 Com a língua bendizemos o Senhor e Pai e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso podem sair água doce e água amarga da mesma fonte? Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce.


BAIXE ESTA MENSAGEM EM PDF:



CLIK NA IMAGEM PARA COMEÇAR SEU CULTO NO LAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário