Não é nada fácil pensar em quem ficará de fora do céu quando Jesus voltar, porem isso é uma realidade. Queremos pensar e viver de nossa própria maneira, e achar que podemos ter direitos para passar a eternidade ao lado de Deus.
Bem, podemos pensar que Deus é injusto, será mesmo? Imagine alguém que você sempre fez de tudo, e essa pessoa sempre lhe desprezou e caluniou, nunca aceitou seus conselhos e sempre que possível, dava a honra por seus feitos a outros. Você aceitaria para viver do seu lado alguém que desprezou seu amor? Se vermos assim, saberemos quem de fato pratica a injustiça.
No Livro de Apocalipse está revelado quem ficará de fora. Que tenhamos a capacidade de reconhecermos se há em nós algo que nos incluía nesta lista negra.
Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer.
Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo.
Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.
Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.
Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.
E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.
Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.
Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.
Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.
O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.
RECEBENDO A LUZ DA PALAVRA
O versículo 6 inicia com uma declaração feita pelo anjo do Senhor ao servo João Apostolo de Cristo da igreja primitiva.
Em sua declaração ele diz:
a) Estas palavras são fiéis e verdadeiras.
b) O Senhor o enviou para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer. Apocalipse 22:16 - Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.
PROMESAS DE JESUS
Se divide em duas - Apocalipse 22:7:
a) Eis que venho sem demora. O dono do tempo tem o controle de tudo, Nele não há atrasos nem adiantamento.
b) Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. Se atentarmos à essas advertências, certamente seremos abençoados
O TEMOR GERA ADORAÇÃO
Apocalipse 22:8 - Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo.
Não podemos ser levianos em considerar que o apóstolo João se envolveu tanto com a mensagem e com o mensageiro ao ponto de querer adora-lo. Hoje temos o conhecimento a cerca dos anjos e de seus atributos como servos de Deus, mas João estava no período primitivo da igreja. Tal revelação, visão e audição só lhe restou uma atitude, se render e adorar.
A ADORAÇÃO DIRECIONADA
Apocalipse 22:9,10 - Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.
O anjo mensageiro não recebeu adoração de João, antes o advertiu dizendo:
a) eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro.
b) Adora a Deus.
c) Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.
As profecias dadas pelo profeta Daniel, foram seladas porque foram dadas muito antes do tempo do fim, enquanto as profecias deste livro não devem ser seladas, pois o tempo esta próximo.
A SERIEDADE DO MODO DE VIVER
Apocalipse 22:11,12 - Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.
O que cada um é, seja injusto ou justo, seja imundo ou santo, é um assunto sério.
Ser justo é andar exteriormente segundo os justos caminhos de Deus, enquanto ser santo é viver interiormente segundo a natureza santa de Deus. Não há outra maneira, temos de andar e viver desse modo para que recebamos a recompensa; doutra maneira, seremos condenados como injustos e imundos e receberemos a punição na vinda do Senhor
NÃO HÁ OUTRO SENHOR
Apocalipse 22:13 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
O Senhor Jesus não é apenas o Primeiro, mas também o Princípio, e não é somente o Último, mas também o Fim.
O Primeiro indica que ninguém é antes Dele e o Último, que ninguém é depois Dele; enquanto o Principio indica que Ele é a origem de todas as coisas e o Fim, que Ele é a consumação de tudo.
Por isso, a indicação aqui não é só de que não há nada antes nem depois do Senhor Jesus, mas também de que não há origem nem consumação sem Ele.
QUEM ENTRARÁ E QUEM FICARÁ DE FORA?
Apocalipse 22:14,15 - Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.
Deus não tem prazer no pecado nem deseja que o pecador passe a eternidade no inferno, porem muitos tem escolhido ficar de fora, acreditando que o amor de Deus pelo perdido o permita passar pela porta do céu e fazer morada lá. Por isso Jesus nos trás hoje essas verdades.
a) Os que decidirem lavar suas vestes no sangue do cordeiro, não só será mais que feliz, como receberá o direito de desfrutar da árvore da vida, como entrará no céu pelas portas.
b) Diferentemente os que ficarão de fora são:
*Os cães - Não em seu sentido figurado, os cães selvagens eram ferozes e temidos, quando entravam nas aldeias destruíam tudo e por vezes matavam aldeões. A bíblia assemelham algumas pessoas como cães em suas maneiras de viver.
*Os feiticeiros - A feitiçaria é algo reprovável por Deus. Quando alguém recorre à feitiçaria, está quebrando os mandamentos de Deus.
A prática da feitiçaria pode variar em cada região e cultura. Por exemplo, o que conhecemos como macumbaria não é uma prática citada na Bíblia, mas pode ser enquadrada como uma forma de feitiçaria.
Podemos entender algumas práticas como feitiçaria: o esoterismo, leitura de mão, leitura de cartas, adivinhação, magia negra ou branca, consultar espíritos ou anjos, consultar mortos, hipnose, rituais de cura ou curandeirismo, mediunidade, astrologia, bruxaria, simpatia, superstições, incorporar espíritos, psicografia, encantamento ou lançar encanto - popularmente conhecido como "fazer trabalho".
Tais práticas afastam-nos de Deus, tornando-os reféns do engano. Enquanto a feitiçaria nos prende, Jesus nos liberta. Caso esteja envolvido com a feitiçaria, saiba que ainda há tempo para se afastar destas práticas. O seu futuro pertence a Deus e Ele te ama!
*Os impuros - Pois é de dentro, do coração humano, que saem as más intenções: imoralidade sexual, roubos, homicídios, adultérios, ambições desmedidas, perversidades; fraude, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e insensatez. O Sexo é uma grande benção de Deus, mas no casamento. Sexo fora do propósito de Deus se torna maldição e traz consequências desastrosas para vida e família das pessoas.
*Os assassinos - No Antigo Testamento, Deus instituiu a pena de morte para punir os crimes mais graves e hediondos. O principal motivo para a pena de morte na Bíblia é o assassinato. A vida humana é sagrada, porque somos criados à imagem e semelhança de Deus. Logo, quem mata outra pessoa merece morrer.
No entanto, a justiça de Deus é cheia de misericórdia. Ele não fica feliz com a morte de ninguém e, em alguns casos na Bíblia, perdoou pecados que mereciam a pena de morte, quando o criminoso se arrependia.
A pena de morte também não podia ser aplicada de qualquer maneira. Somente os crimes mais graves deveriam ser punidos com a morte, depois de um julgamento justo e somente mediante o testemunho fiel de pelo menos duas pessoas. A justiça deveria ser aplicada não somente no tipo de pena, mas também em todo o processo judicial.
Debaixo da lei de Deus, todos nós estamos condenados a morrer, por causa do pecado. Mas Jesus sofreu a pena de morte em nosso lugar! Agora todos que se arrependem e creem em Jesus recebem o perdão e a vida eterna.
*Os idólatras - A idolatria é um grande perigo. Ela nos leva a adorar outras coisas que não são Deus. Apenas Deus merece nossa adoração. Nada é mais importante que amar a Deus sobre todas as coisas.
Idolatria não é apenas adorar outros deuses ou imagens sem vida. Idolatria é colocar qualquer coisa acima de Deus em nossa vida. Podemos idolatrar uma pessoa, um emprego, um partido político, dinheiro... Para evitarmos a idolatria, devemos sempre pôr Deus em primeiro lugar, em tudo que fazemos.
* e todos que amam e pratica a mentira - Deus abomina a mentira e, por isso, não suporta a presença dos mentirosos. O inimigo de Deus é descrito na Bíblia como o "Pai da mentira".
Sabemos também que Jesus se descreveu como sendo a Verdade (João 14:6). Cristo nos ensina que é possível ser verdadeiramente livre através do conhecimento da verdade.
O povo de Deus deve ser conhecido como um povo que vive a verdade e pela verdade. Portanto, devemos fugir da mentira e não compactuar com os mentirosos.
O VERDADEIRO TESTEMUNHO
Apocalipse 22:16,17 - Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã. O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.
a) Jesus testifica a respeito Dele - Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.
b) Jesus testifica a respeito da Igreja - O Espírito e a noiva dizem, a noiva representa a Igreja em unidade com o Espirito Santo, e ambos clamam pela volta do noivo JESUS.
E por ultimo Jesus faz um convite especial a todos: Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.
Que sejamos saciados pela graça de Deus que inunda nossas vidas com sua verdade.


Nenhum comentário:
Postar um comentário