Uma Questão de Autoridade - Mateus 21:23-27

Você já ouviu a expressão "Muito Cacique pra pouco Índio?" Essa expressão é usada quando muitas pessoas querem mandar, querem exercer autoridade sobre outras, o grande problema é que nem todos tem a capacidade de compreender as responsabilidades quem vem junto com a autoridade.

Nossa geração infelizmente não estar sendo ensinada a se submeter a autoridade, nossos filhos estão sendo doutrinados pela internet a terem tudo o que desejam e nós como pais somos os principais culpados por não estarmos exercendo autoridade sobre eles.

Quando um jovem aprende sobre autoridade com seus pais, ele será abençoado em toda sua vida.

Precisamos aprender com Jesus sobre como exercer e nos submetermos a autoridade.

Jesus sempre despertou a curiosidade e atenção de seus discípulos, bem como, da multidão e dos religiosos de sua época por  exercer uma autoridade que muitos não compreendiam.

Vejamos:
Tendo Jesus entrado no templo, e estando a ensinar, aproximaram-se dele os principais sacerdotes e os anciãos do povo, e perguntaram: Com que autoridade fazes tu estas coisas? e quem te deu tal autoridade? Respondeu-lhes Jesus: Eu também vos perguntarei uma coisa; se me disserdes, eu de igual modo vos direi com que autoridade faço estas coisas. O batismo de João, donde era? do céu ou dos homens? Ao que eles arrazoavam entre si: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes? Mas, se dissermos: Dos homens, tememos o povo; porque todos consideram João como profeta. Responderam, pois, a Jesus: Não sabemos. Disse-lhe ele: Nem eu vos digo com que autoridade faço estas coisas.


Jesus em várias situações de Sua vida, se deparou com a maldade daqueles que O cercaram; e, quase sempre, eram pessoas religiosas, conhecedoras da Lei de Deus, mas tão fechadas em seu mundo e em sua realidade, que não permitiam que a Palavra (Bíblia) apontasse a direção, a conversão e a mudança de vida. Por isso, muitos sumo sacerdotes, anciãos do povo queriam sempre colocar Jesus em situação difícil.

JESUS CONHECE A MALDADE E MALÍCIA DOS CORAÇÕES 
Quando perguntaram a Ele de onde vem Sua autoridade, quem Lhe autorizou a fazer isso e aquilo, não estavam interessados em conhecer a verdade; estavam interessados em colocar Jesus em situação difícil ou em contradição junto ao povo e assim por diante. Jesus percebe a maldade e a malícia no coração deles.

Uma vez que a resposta vem com a dose da maldade irônica, Jesus responde com uma santa ironia e os questiona: “Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?” (Mateus 21,25).


AUTORIDADE HUMANA E AUTORIDADE DIVINA
A autoridade na qual fazemos as coisas é apenas humana ou é uma autoridade divina?

O exemplo dos pais: Todo pai e mãe devem exercer com seus filhos a autoridade que o Céu lhes conferiu, a autoridade divina.

Não fazendo isso de forma simplesmente humana e autoritária, fechada num autoritarismo, porque a autoridade divina é de vida e produz vida.

A AUTORIDADE DE DEUS NOS TORNA UMA REFERÊNCIA
Mesmo que você não seja o mais sábio e paciente pai ou a mãe mais santa e correta, quando você usa da autoridade que Deus lhe deu, você é o referencial para seus filhos!


A AUTORIDADE HUMANA É INFERIOR A AUTORIDADE DIVINA
Os doutores da Lei queriam olhar Jesus a partir de uma autoridade humana. “E Jesus pergunta: ‘O batismo de João é de autoridade humana ou divina?’. E eles não responderam para não se comprometer. Jesus então diz: ‘Quando vocês me responderem, eu também responderei de onde vem a minha autoridade'” (cf. Mateus 21, 25-26 ).


Que o Senhor Jesus tenha toda a autoridade sobre a nossa vida, a autoridade que o Céu Lhe concedeu e vem do Pai. 

Uma coisa é certa! Quando nos deixamos guiar pela autoridade de Jesus, Ele conduz os nossos passos!

Quando nos fechamos na rebeldia, quando queremos seguir nossas tendências humanas (como quiseram fazer tantos doutores da Lei, tantos anciãos, fariseus e homens da época), a autoridade de Deus não nos guia, ficamos à mercê dos nossos desejos e anseios humanos.

Esse é o tempo da graça e é para nos submetermos à autoridade divina de Jesus sobre a vida de cada um de nós!

Para que possamos fazer desse ano de 2021 um ano de Total Dependência em Deus, precisamos reconhecer e submetermo-nos à sua autoridade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário