Essa não é uma linguagem de governo que entendemos, pôs somos governados por um regime Democrático.
A democracia, que é o sistema político adotado no Brasil, estabelece duas formas de participação da população na escolha dos rumos do País: indireta e direta. ... Na democracia direta pressupõe a participação efetiva do povo.
No Evangelho segundo Mateus, observamos uma abordagem bem especifica dos discípulos de Jesus a seu Mestre sobre quem É O MAIOR NO REINO DOS CÉUS?
Naquela hora chegaram-se a Jesus os discípulos e perguntaram: Quem é o maior no reino dos céus?Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles,
e disse: Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.
Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.
E qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta, a mim me recebe.
Tal questionamento tem sua base na tradição e costumes de governo, os Judeus sempre tiveram um regime MONARQUÍCO.
A monarquia foi um regime político iniciado na Idade Média, mas que vigora em alguns países até os dias atuais, cujo chefe de estado é um monarca, podendo ser um rei, rainha, imperador ou imperatriz. Existem duas classificações para as monarquias: a constitucional e a absolutista.
Jesus é o maior representante do Reino de Deus no Céu, a Ele foi dada toda autoridade na terra: Mateus 28:18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
1 - Jesus o Representante do Reino
O regime monárquico que Jesus representa é chamado de Teocracia Monárquica Absoluta, onde o Reino dos céus é governado de forma absoluta por Deus. E por intermédio de Jesus, os valores, princípios e padrões serão reproduzidos na terra pela Igreja. Ou seja, pelos Cristão que fazem parte deste reino na terra.
Mas porque os discípulos perguntaram a Jesus a cerca de quem é o Maior no Reino dos Céus? Pelos fatos ocorridos nos versículos anteriores.
Tendo eles chegado a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam o imposto das duas dracmas e perguntaram: Não paga o vosso Mestre as duas dracmas?
Sim, respondeu ele. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Simão, que te parece? De quem cobram os reis da terra impostos ou tributo: dos seus filhos ou dos estranhos?
Respondendo Pedro: Dos estranhos, Jesus lhe disse: Logo, estão isentos os filhos.
Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e, abrindo-lhe a boca, acharás um estáter. Toma-o e entrega-lhes por mim e por ti.
2 - Lei de Imposto
Havia uma lei judaica que dizia que todo Judeu deveria contribuir com (02) duais dracmas para manutenção do Templo. Entretanto tal lei só tinha vigência para os estrangeiros que viviam no reino. Os filhos do Rei, ou seja, os nascidos no reino não precisavam pagar.
3 - Jesus, O filho do Rei!
Jesus não só é Judeu por natureza terrena , como é filho de Deus por natureza divina, tais natureza o deixava inseto dos impostos cobrados para manutenção do Templo.
Vejamos o que o discípulo Pedro testificou a cerca de Jesus.
Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte.
E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.
E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias.
Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.
Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo.
Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais!
Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus.
Pedro jamais deveria esquecer do que vi e ouviu a cerca de Jesus. Ele deveria saber que Jesus é o Filho do Rei (Deus). Por isso não lhe imputava a lei a cerca dos impostos.
Veja: "...Tendo eles chegado a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam o imposto das duas dracmas e perguntaram: Não paga o vosso Mestre as duas dracmas?..."
Uma outra orientação de Deus para Pedro a Cerca de Jesus era que ele deveria ouvi-lo! "...Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi..."
Mas ao contrario disso, Pedro se precipita e Responde por Jesus, tomando uma iniciativa que não lhe cabia naquele momento. ...Sim, respondeu ele....
Jesus de imediato lhe corrige antes mesmo que Pedro falasse alguma coisa
...Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Simão, que te parece? De quem cobram os reis da terra impostos ou tributo: dos seus filhos ou dos estranhos? Respondendo Pedro: Dos estranhos, Jesus lhe disse: Logo, estão isentos os filhos....
Jesus prova seu amor por Pedro não o deixando envergonhado entre os homens
...Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e, abrindo-lhe a boca, acharás um estáter. Toma-o e entrega-lhes por mim e por ti....
Os discípulos precisavam entender que deveriam cumprir a lei judaica a cerca da manutenção do templo, mas reconhecer Jesus como filho do Rei (Deus).
Agora que esclarecemos a motivação dos discípulos sobre quem é o maior no Reino dos Céus, sigamos aos conselhos que Jesus deu aos discípulos em especial a Pedro.
Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus?
E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles.
E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.
Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.
E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe.
1 CONSELHO Converter-se a Jesus
...Em verdade vos digo que, se não vos converterdes...
Converter significa mudança de direção, de rota, de atitudes, passar a viver de forma contraria a que vivia antes. Pedro precisava mudar de atitudes.
2 CONSELHO Ser parecido como criança
...e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus...
Porque Jesus nos convida a sermos parecidos como crianças? Podemos afirmar que Jesus não esta falando de imaturidade, e sim, de simplicidade e da capacidade de aprender.
Um adulto é resultado de sua infância, de um modo geral quanto mais envolvido for uma criança com arte, esporte, cultura, valores, princípios e sobre tudo a Bíblia, ela desenvolvera de forma saudável sua maturidade.
Jesus não aprovava o descontrole emocional de Pedro.
3 CONSELHO Ser Humilde
...Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus...
A criança que Jesus o Chamou obedeceu seu chamado e se posicionou como e onde Jesus queria. A resposta em quem é o maior esta na obediência.
Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;
e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo;
tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
4 CONSELHO Receber a Cristo Revelado no próximo.
...E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe...
Não Julgue as pessoas pela aparência! Existem muitos falsos profetas nesses últimos dias, tendo a aparência de servos, mas são devoradores de almas.
Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,
pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,
desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem,
traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus,
tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.
Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões,
que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade.
Antes sejamos sábios e façamos o bem
Permaneça o amor fraternal.
Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, sem o saberem, hospedaram anjos.
Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo.
Quem é o maior no Reino dos Céus?
Todo aquele que fizer a vontade de Deus que esta no Céu.

Nenhum comentário:
Postar um comentário