Aprendendo sobre a Vida - Estudo para Célula Jovem


TUDO É VAIDADE, E O MELHOR A FAZERMOS É NOS AQUIETARMOS ...

Eclesiastes 

Vigésimo primeiro livro da Bíblia, no livro de Eclesiastes acompanhamos histórias de vida contadas por um narrador, que se identifica como “pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém”. Tais histórias relatam experiências do narrador, que nos indica a aproveitar as nossas vidas, pois ela não é eterna, apreciando tudo aquilo que Deus nos proporciona. Acredita-se que a autoria do livro é de Salomão.

Ao longo dos 12 capítulos acompanhamos as histórias que mostram a efemeridade da vida no mundo. A vida terrena é passageira, logo, tudo o que aqui conquistamos e vivenciamos, por mais importante que seja, será um dia esquecido.

Durante a leitura podemos encontrar a expressão “debaixo do sol”, caracterizando tudo aquilo que se relaciona à vida humana, mortal e terrena. Tudo aquilo que está debaixo do sol, como riqueza e bens, não há significado sem uma vida ligada a Deus.

Por fim, o narrador nos faz entender que todas as vaidades que possuímos ou tudo aquilo que buscamos não possuem sentido se não tivermos uma vida voltada para o Senhor e Sua sabedoria.

Portanto, no livro de Eclesiastes podemos entender a importância de vivermos nossas vidas baseadas na crença em Deus, aproveitando tudo aquilo que Ele nos proporciona. Uma vida longe do Senhor é vazia e breve; com Ele, teremos vida eterna.

Eclesiastes 1:1-3 Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém. Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade. Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?

VOCÊ SE CONSIDERA UMA PESSOA VAIDOSA?

1. O que é Vaidade?
A vaidade é a preocupação excessiva em suas próprias habilidades ou atratividade para os outros. Antes do século XIV, não tinha tantas submissões narcisistas, e apenas significava futilidade.

2. O que é a vaidade segundo a Bíblia?
Vaidade é o cuidado exagerado da aparência, pelo prazer ou com o objetivo de atrair a admiração ou elogios de terceiros. É a necessidade de vangloriar-se, de ostentar, de se exibir.

3. O que é ser uma pessoa vaidosa?
Que se importa muito com a própria aparência. Que dá importância a futilidades; fútil. Que expressa orgulho em relação ao próprio sucesso; orgulhoso.

4. O que significa a palavra vaidade em hebraico?
O significado de vaidade no Antigo Testamento
Essa palavra significa “sopro”, “suspiro” ou “neblina” e transmite o sentido da fragilidade da vida humana e a futilidade de seus desejos do ponto de vista terreno.

5. O que é vaidade do seu sentido?
Vaidade é o cuidado exagerado da aparência, pelo prazer ou com o objetivo de atrair a admiração ou elogios de terceiros. ... Vaidade é uma característica de que tem orgulho, de quem tem um conceito exagerado de suas qualidades, que é soberbo, arrogante, que se acha grandioso.

6. O que é uma pessoa muito vaidosa?
Uma pessoa extremamente vaidosa termina limitando a própria liberdade, já que se entrega a uma ilusão, a padrões, à moda, a marcas e àquilo que ela acredita que será “bem visto” e admirado pelos demais, mas que não tem essência real. Uma pessoa muito vaidosa é prisioneira de sua vaidade.

Jovem! Você precisa ter a certeza, não só de palavras que tudo aqui é vaidade, tudo aqui é passageiro e sem valor.

Faça a melhor escolha, Diga Não ao que é passageiro e temporário, antes que seja tarde demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário