O que é Gnósticismo?

Gnosticismo

Gnose deriva da palavra grega “gnosis”, cujo significado é: conhecimento. Os significados de gnose estão relacionados à ideia de que o conhecimento direto sobre o divino por si só garante a salvação.
Historicamente, o gnosticismo foi uma corrente religiosa surgida no século I. Seus adeptos afirmavam ter acesso a um conhecimento secreto, que os lavaria à salvação. 
Segundo o gnosticismo, o mundo material era imperfeito, por ser obra de uma divindade inferior ao verdadeiro Deus. Outra premissa fundamental no gnosticismo era a crença na existência de uma centelha divina dentro de cada ser humano; centelha essa que, se fosse despertada, levaria à conexão ao divino e à salvação. Muitos gnósticos, inclusive, acreditavam que Jesus Cristo era um mestre espiritual, enviado para transmitir os ensinamentos que levariam à salvação. Estes passaram a ser chamados de gnósticos cristãos.
Embora gnosticismo e cristianismo tenham convivido e mesmo se fundido inicialmente, o gnosticismo posteriormente foi tachado de herege e combatido pela Igreja. Os textos gnósticos foram banidos no ano de 180 d.C.


Fonte: www.significadosbr.com.br/gnostico

Nenhum comentário:

Postar um comentário